G1 Santos

Cidades da Baixada Santista têm 12 alterações em locais de votação; confira

today1 de outubro de 2022 42

Fundo
share close

O primeiro turno das eleições presidenciáveis acontecem neste domingo (2) e o g1 apurou que na Baixada Santista ocorreram 12 alterações nos locais de votação. Zonas de Bertioga, Cubatão, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente realizaram trocas. (Confira a lista abaixo)

A 310ª zona eleitoral, em Guarujá; a 189ª, em Itanhaém; a 295ª, em Peruíbe; a 406ª, em Praia Grande, e a 273ª, em Santos, não sofreram alterações. Em São Vicente, a 340ª zona eleitoral não atendeu o telefone para informar sobre mudanças.

Os eleitores também podem conferir os locais votação fazendo uma pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O g1 preparou um conteúdo com as orientações.

Prazo para baixar o app e emitir o e-Título termina neste sábado (1º), véspera do primeiro turno da eleição — Foto: Adriana Toffetti/Ato Press/Estadão Conteúdo



Em Bertioga, foram três mudanças de endereço na 272ª zona eleitoral. Quem votaria na Escola Municipal Mirian de Assis agora votará na Escola Estadual Maria Celeste Pereira Leite. A unidade fica na Rua Teotonio Vilella, s/n°, no Jardim São Lourenço.

A Escola Municipal Maria Lucia Soares Monteiro está passando por reformas e, por isso, quem votava nela deve se dirigir para a Escola Municipal Genesio Sebastião dos Santos, que fica na Rua Aprovada, 602, no bairro Chácaras.

A 272ª zona eleitoral disse, ainda, que, para melhor atender os eleitores da comunidade, quem votava na Escola Municipal Hilda Strenger Ribeiro deve se dirigir para a Escola Municipal Jardim Vista Linda. O local atende na Rua Luiz Otávio, 200, no bairro Vista Linda.

A Prefeitura de Cubatão informou que os eleitores na UME Martim Afonso agora votarão na UME Estado da Bahia, que fica na Rua José Rodrigues dos Santos, 133, Jardim Nova República.

Além disso, o local de votação da UME Estado de Alagoas foi transferido para a UME Sofia Zarzur, que fica na Rua do Alojamento, 148, no bairro Fabril.

Na 212ª zona eleitoral de Guarujá, as seções 188, 217, 250, 277 e 293, foram transferidas da ETEC Santos Dumont para o Colégio Adélia Camargo Corrêa. O local fica na Av. Miguel Mussa Gaze, 247, na Vila Santa Rosa.

O local de votação da 189ª zona eleitoral de Mongaguá será transferido da Emef Vera Cruz para a Emef Sirana Koukdjian, que fica na Av. Marina, 1307, no Jardim Marina, porque a unidade passa por reformas.

O Colégio Alpha, da 317ª zona eleitoral, mudou de endereço para a Rua Dair Borges, 373, Boqueirão.

Os locais de votação da 118ª zona eleitoral foram transferidos das Escolas Regina Altman e Emilio Justo para a Escola Paulo Gomes Barbosa, que fica na Av. Dr. Waldemar Leão, 184, no Jabaquara.

Além disso, todas as seções de acessibilidade da UNIMES/FEFIS foram transferidos para a Escola Americana de Santos, para facilitar o acesso, já que em eleições anteriores foram registradas dificuldades. A Escola Americana fica na R. Barão de Paranapiacaba, 55, na Encruzilhada.

Já na 272ª zona eleitoral de Santos, o local de votação da UME dos Andradas I foi transferido para o Brasil Futebol Clube, porque a escola está em reforma. O clube fica na Rua Jurubatuba, 80, no bairro Aparecida.

O local de votação da 177ª zona eleitoral foi transferido da EM Profª Maria Mathilde de Santana para a E.M.E.I.E.F Nilton Ribeiro, porque o local anterior virou uma creche. A escola fica na Rua José Júlio da Silva.

O primeiro turno das eleições acontece neste domingo (2) e o eleitor que não estiver com título regularizado fica impedido de votar. Para ter quitação eleitoral, a pessoa precisa estar com o voto em dia, ter justificado as ausências e ter atendido às convocações da Justiça Eleitoral, ou ter pagado multas que tenham sido aplicadas.

Ao não participar da eleição, não justificar a ausência e não efetuar o pagamento de possíveis multas, a pessoa fica privada de alguns direitos, como de se inscrever em concursos públicos e tomar posse. Além disso, a não participação nas eleições implica em consequências financeiras, e a pessoa não pode obter empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, por exemplo.

O que pode e não pode levar no dia de votar?

Para que o eleitor consiga votar é necessário estar com o título de eleitor em dia, mas caso ele, é possível votar outro documento com foto, que não seja o título de eleitor. A Justiça Eleitoral aceita o e-Título, identidade social, carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista e carteira nacional de habilitação.

Todavia, apesar de ser permitido levar todos estes documentos para as eleições, alguns objetos são terminantemente proibidos serem levados às urnas, como o celular. Após fazer a identificação junto ao mesário da seção, o eleitor deve deixar o telefone na mesa. Filmar a urna é considerado crime eleitoral. Caso se recuse a entregar o celular, o eleitor ficará impedido de votar e a presidência da mesa poderá solicitar força policial para lidar com a situação.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

porca-adalgysa-e-treinada-para-fazer-pet-terapia-com-criancas-em-escolas-e-hospitais:-‘ela-e-unica’;-video

G1 Santos

Porca Adalgysa é treinada para fazer pet terapia com crianças em escolas e hospitais: ‘ela é única’; VÍDEO

Com apenas três meses, a porca Adalgysa está sendo treinada para fazer pet terapia com crianças. De acordo com o tutor e presidente da ONG Instituto TauPet, Wilson Rodrigues Trindade, de 51 anos, o trabalho já começou a ser realizado em algumas escolas. O próximo passo é visitar o setor de oncologia infantil de um hospital de Santos, no litoral de São Paulo. "Ela tem um objetivo. Todo mundo gosta […]

today1 de outubro de 2022 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%