G1 Santos

Cinco açougues são multados por vender carne vencida no litoral de SP

today23 de maio de 2024 6

Fundo
share close

Cinco açougues de Guarujá, no litoral de São Paulo, foram multados por venderem carnes com prazo de validade vencido, dentre outras irregularidades. Segundo apurado pelo g1, mais de 472 kg de alimentos precisaram ser descartados por não respeitarem os protocolos sanitários.

Os comércios nos bairros Enseada, Vila Alice, Vila Zilda e Pae Cará foram flagrados durante a ‘Operação Carne Segura’, realizada pela Vigilância Sanitária de Guarujá. Ao todo, o valor das multas aplicadas nos estabelecimentos soma R$ 7,8 mil.

Segundo a Prefeitura de Guarujá, as carnes inutilizadas foram retiradas dos locais por uma empresa de limpeza urbana acionada pela equipe da Vigilância Sanitária, que tem como função orientar os comércios.



“Quando um estabelecimento vende um produto estragado, quem perde não é só o consumidor com prejuízos à sua saúde, mas também, o próprio comerciante, que perde a confiança de seus clientes”, explicou o coordenador da Vigilância Sanitária, Márcio Augusto de Castro.

Vigilância Sanitária de Guarujá (SP) realiza ‘Operação Carne Segura’ — Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Com objetivo de verificar a qualidade da carne vendida em Guarujá, a ‘Operação Carne Segura’ é realizada ao longo do ano para fiscalizar mais de 70 estabelecimentos da cidade. Ao todo, Guarujá conta com 32 açougues e outros 42 comércios que vendem carnes como atividade secundária.

A iniciativa foi reforçada no início de maio e não tem prazo para ter fim. Até o momento, 73 notificações para adequações foram efetuadas em locais vistoriados. Aqueles que foram multados receberam o prazo de dez dias para recorrerem.

No entanto, há programação para retorno dos fiscais da Vigilância Sanitária aos locais já vistoriados. O objetivo é verificar se os protocolos sanitários estão sendo cumpridos.

Entre as exigências, estão medidas como descarte correto das sobras de carne e temperatura adequada em ambiente climatizado para armazenamento dos alimentos. Além disso, também é verificado se a precificação consta no produto, bem como a procedência deles.

O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos funcionários do estabelecimento e higienização do local (e dos funcionários) também são imprescindíveis para a comercialização correta de carne.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos,-sp,-reinaugura-‘minicidade’-educativa-e-ganhara-escola-publica-de-transito;-entenda

G1 Santos

Santos, SP, reinaugura ‘minicidade’ educativa e ganhará Escola Pública de Trânsito; entenda

A Minicidade do Trânsito de Santos, no litoral de São Paulo, foi reinaugurada após receber melhorias de infraestrutura no bairro Vila Mathias. O espaço educativo busca trabalhar os princípios básicos de segurança viária com crianças. Por isso, haverá aulas diariamente para estudantes entre 8 e 10 anos. A minicidade fica localizada na Praça Belmiro Ribeiro. Ela reproduz a sinalização de trânsito que existe no sistema viário urbano, com semáforos, faixas […]

today23 de maio de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%