G1 Santos

Santos, SP, reinaugura ‘minicidade’ educativa e ganhará Escola Pública de Trânsito; entenda

today23 de maio de 2024 2

Fundo
share close

A Minicidade do Trânsito de Santos, no litoral de São Paulo, foi reinaugurada após receber melhorias de infraestrutura no bairro Vila Mathias. O espaço educativo busca trabalhar os princípios básicos de segurança viária com crianças. Por isso, haverá aulas diariamente para estudantes entre 8 e 10 anos.

A minicidade fica localizada na Praça Belmiro Ribeiro. Ela reproduz a sinalização de trânsito que existe no sistema viário urbano, com semáforos, faixas de travessia para pedestres e demarcações de solo, placas, botoeiras, painéis de mensagem sobre o respeito à vida, além de uma ciclovia.

Para receber o projeto, o espaço recebeu melhorias como a troca de pavimento asfáltico, passeios interno e externo e substituição dos gradis. Além disso, a praça ganhou pintura paisagística, lavagem dos gradis e ampliação do playground.



Escola Pública de Trânsito

Durante a reabertura do espaço, nesta quarta-feira (22), houve o anúncio da criação de uma Escola Pública de Trânsito, que será lançada no fim do ano.

“Terá ensino a distância (EAD) para todas as escolas que quiserem aderir e atenderá estudantes de sete a 15 anos”, explicou o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), Antonio Carlos Silva Gonçalves, em nota divulgada pela prefeitura.

Minicidade na Praça Belmiro Ribeiro reproduz a sinalização de trânsito que existe no sistema viário urbano — Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

As aulas na minicidade serão diárias durante os períodos matutino e vespertino, exceto em dias de chuva. Em aproximadamente duas horas, as crianças recebem informações básicas sobre segurança no trânsito e partem para as atividades práticas em minibuggies, onde fazem o circuito pelas “vias” do local. Além disso, os alunos também circulam a pé e dão a volta pela ciclovia em bicicleta.

Toda a aula ocorre com orientação de monitores do Programa de Educação para o Trânsito da CET, que reforçam os cuidados necessários no trânsito, independentemente da condição em que estiver: condutor, pedestre ou ciclista.

Segundo a prefeitura, as aulas acontecem preferencialmente para as classes de 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares. Para participar, é necessário realizar o agendamento pelo e-mail gced@cetsantos.com.br.

Ao final da programação, os alunos receber certificado de Criança Amiga do Trânsito, além de material da Campanha Faixa Viva.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pai-de-pm-torturado-e-morto-diz-que-nutria-1%-de-esperanca-de-encontrar-o-filho-vivo

G1 Santos

Pai de PM torturado e morto diz que nutria 1% de esperança de encontrar o filho vivo

O PM foi visto pela última vez perto de um ponto de tráfico de drogas em Guarujá em 14 de abril. Desde então, durante as buscas, os policiais encontraram 12 corpos e prenderam nove suspeitos de envolvimento no crime (leia mais abaixo). O corpo de Luca foi encontrado por policiais da Delegacia Seccional de Santos (SP). Apesar dos 36 dias de busca, Renzo disse nunca ter deixado de acreditar na […]

today23 de maio de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%