G1 Mundo

Cineasta iraniano Dariush Mehrjui e sua esposa são mortos em casa

today15 de outubro de 2023 78

Fundo
share close

Um dos cineastas mais importantes do Irã, Dariush Mehrjui, foi morto a facadas na noite de sábado (14) junto de sua esposa, Vahideh Mohammadifar. O crime aconteceu na residência do casal, perto de Teerã (Irã), segundo a agência AFP.

O cineasta, que tinha 83 anos, dirigiu “A Vaca”, em 1969, um dos primeiros filmes da nova onda do cinema iraniano e que levou o prêmio do júri no Festival de Veneza em 1971.

“Durante a investigação preliminar, descobrimos que Dariush Mehrjui e Vahideh Mohammadifar foram assassinados com múltiplas facadas no pescoço”, disse o chefe da Justiça da província de Alborz, perto de Teerã, Husein Fazeli-Harikandi.



Recentemente, em entrevista publicada pelo jornal Etemad, a esposa do cineasta dizia ter recebido ameaças e que sua casa havia sido roubada.

“A investigação mostrou que nenhuma queixa foi apresentada pela entrada ilegal na propriedade da família Mehrjoui e pelo roubo de seus bens”, acrescentou Fazeli-Harikandi.

Entre 1980 e 1985, o cineasta permaneceu na França, onde dirigiu “Voyage au pays de Rimbaud”. Retornando ao Irã, triunfou nas bilheterias com “Os Inquilinos”.

Em 1990, filmou “Hamoun”, uma comédia sobre as 24 horas na vida de um intelectual angustiado por seu divórcio e por suas preocupações intelectuais, em um Irã invadido pelas empresas tecnológicas Sony e Toshiba.

Na década de 1990, Mehrjui também fez retratos de mulheres, entre eles “Leila”, um melodrama sobre uma mulher estéril que incentiva o marido a se casar com uma segunda esposa.

Irã ajudou a planejar ataque contra Israel, diz Wall Street Journal

Irã ajudou a planejar ataque contra Israel, diz Wall Street Journal

Irã ajudou a planejar ataque contra Israel, diz Wall Street Journal

Confira destaques e ausências da BGS 2023

Confira destaques e ausências da BGS 2023

Confira destaques e ausências da BGS 2023




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

eua-acusam-hamas-de-travar-acordo-para-abrir-fronteira-entre-gaza-e-egito

G1 Mundo

EUA acusam Hamas de travar acordo para abrir fronteira entre Gaza e Egito

Segundo o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, tanto o governo egípcio quanto o israelense – que negociam com mediação dos EUA a abertura da fronteira – já concordaram em criar o corredor para a saída de estrangeiros. Mas o grupo terrorista, que governa a Faixa de Gaza, travou a abertura, afirmou Sullivan. "Os egípcios concordaram em permitir que os americanos cruzassem a fronteira por Rafah (a […]

today15 de outubro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%