G1 Santos

Clássico de família, bolo de nozes recheado com brigadeiro e decorado com cerejas é perfeito para o Natal; aprenda a receita

today15 de dezembro de 2023 2

Fundo
share close

Há variadas versões, desde bolos mais simples até aqueles bem recheados e decorados com cerejas e nozes. A chef de cozinha Nykole Louise, do restaurante Santos Sabores, em Santos, no litoral de São Paulo, tem uma ligação forte com esse doce. A avó dela, dona Inês, preparava o bolo de nozes sempre no Natal.

Clássico de família, bolo de nozes recheado com brigadeiro e decorado com cerejas é perfeito para o Natal; — Foto: Mariane Rossi/g1



“É memória afetiva e o carinho. A minha avó ela fazia aniversário próximo do Natal e, eu, próximo ao Ano Novo. Ela fazia essa receita para o aniversário dela e para as festas também. Era o bolo de nozes da avô Inês, que era a referência nas festas de fim de ano”, conta.

O bolo de nozes da avó de Nykole leva nozes na massa e recheio de brigadeiro de nozes, além de cobertura açucarada. “Não é um bolo simples, é um bolo recheado e com cobertura”. A chef conta que, hoje, tentar fazer a receita bem parecida com a da avó para relembrar os bons momentos com a matriarca da família. “O licor de cacau que ela colocava na massa, que dá um sabor diferente”.

Ao g1, a chef mostrou como prepara o bolo de nozes da avó Inês, incluindo a massa, o recheio e a cobertura (veja abaixo ou no vídeo acima).

Chef Nykole Louise fala sobre o bolo de nozes da avó dela, dona Inês — Foto: Carlos Abelha

  • 1 xícara de nozes moídas
  • 4 ovos
  • 1 xícara de leite
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de café de baunilha ou licor de cacau
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 100 gramas de margarina ou manteiga
  • Refrigerante claro – quanto baste
  • Claras em neve

Cobertura fondant artesanal

  • 200 gramas de açúcar de confeiteiro
  • 40ml leite integral
  • 40ml limão espremido

  • 400g leite condensado
  • 150g nozes quebradas
  • 100g chocolate branco
  • 30g manteiga

Clássico de família, bolo de nozes recheado com brigadeiro e decorado com cerejas é perfeito para o Natal; — Foto: Mariane Rossi/g1

Massa: Em uma tigela, adicione os ingredientes: ovos, manteuga e açúcar. Mexa bem. Adicione o leite e a farinha de trigo. Em seguida, coloque as claras em neve. Depois, coloque as nozes processadas e o licor de cacau. Misture tudo muito bem. Por último, adicione o fermento. Despeje em uma forma untada e enfarinhada. Leve para assar por 180 graus.

Brigadeiro de nozes: Misture tudo em uma panela: leite condensado, creme de leite, nozes picadas e o chocolate branco. Leve ao fogo baixo por aproximadamente 20 minutos, mexendo sem parar até ficar em ponto de brigadeiro.

Cobertura fondant artesanal: Misture tudo até ficar homogêneo, com uma textura bem lisa.

Montagem: Após assar o bolo, corte ao meio na horizontal. Abra a massa, retire um pouco do recheio do bolo e adicione o refrigerante na massa, aos poucos. Em seguida, coloque o recheio e feche o bolo. Despeje a cobertura de fondant e decore com nozes, folhas de hortelã e cerejas.

Chef Nykole Louise em entrevista a jornalista Mariane Rossi, do g1 — Foto: Carlos Abelha




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

barreira-flutuante-sera-instalada-no-estuario-em-estudo-inedito-promovido-pela-onu-e-santos;-entenda

G1 Santos

Barreira flutuante será instalada no estuário em estudo inédito promovido pela ONU e Santos; entenda

Uma barreira flutuante será instalada em janeiro de 2024 em área de estuário -- onde o rio encontra o mar -- nas proximidades da Ponte Mariângela Duarte, no bairro São Manoel, em Santos, no litoral de São Paulo. A medida faz parte de um estudo inédito que avaliará a quantidade e a diversidade de resíduos domésticos que vão parar nas praias. A imagem acima mostra estrutura semelhante em um canal […]

today15 de dezembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%