Clínica-Escola do Autista de Santos contará com cães para ajudar em tratamentos — Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos
A Clínica-Escola do Autista de Santos, no litoral de São Paulo, terá atividades interativas com cães da Guarda Civil Municipal (GCM). A ação visa auxiliar no tratamento de pacientes da unidade e faz parte do projeto de Cinoterapia, atividade que usa o cão como facilitador no processo terapêutico.
De acordo com a Prefeitura de Santos, os agentes da GCM estiveram na unidade acompanhados dos cães e participaram de uma reunião com os psicólogos e coordenadores da clínica, na última quarta-feira (28), para discutir os futuros projetos em prol do tratamento dos pacientes.
Segundo a Prefeitura, a iniciativa contribui para o desenvolvimento motor, equilíbrio e fala, além de fazer com que as crianças se sintam seguras e possam demonstrar emoções.
Agentes e cães do canil da GCM visitaram a Clínica-Escola do Autista de Santos — Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos
O projeto-piloto da iniciativa começou em agosto de 2023, no Grupo de Avaliação Diagnóstica e Intervenção (Gadi). O local atende pacientes com os três níveis de transtorno do espectro autista (TEA), entre leve, moderado e grave.
O Gadi é focado no atendimento interdisciplinar de crianças, jovens e adultos, proporciona brincadeiras e atividades para desenvolvimento da autonomia dos atendidos, juntamente aos cães, com interações semanais de 25 a 30 minutos.
Publicar comentários (0)