O ‘Coleções Histórias de Santos’ é uma série de livros que conta a história de personagens históricos importantes, que vai desde a fundação da Vila de Santos até o desenvolvimento sanitário com a criação dos canais. O lançamento acontece neste sábado (2), às 16h, no Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico).
Direcionado ao público infantil (3 a 12 anos), a coleção tem 12 fascículos. Os livros foram inspirados nas crônicas do jornalista e historiador Sergio Willians, adaptado pela jornalista Vanessa Rajomes através dos textos de roteiros de animações escritos pelo cartunista Kadu Farias, ilustrações de Joel Junior Fragoso e revisão de Carla Zomignani.
A série tem início com o tema ‘Enguaguaçu’, como era chamada Santos originalmente e passa por temas que ajudaram a Cidade a se tornar o que é hoje com o desenvolvimento do Porto, do futebol e demonstrando o patrimônio histórico tombado, herança dos tempos áureos do café.
Para tornar leves as narrativas históricas, elas são contadas através de aventuras de três crianças que gostam de visitar a Biblioteca Humanitária. As personagens mirins Luísa e Lorena, que são primas, e Chico, amigo de Luísa, se encontram para estudar e ler na biblioteca. Eles conhecem o Enciclopedro, uma antiga enciclopédia falante, que narra os episódios vividos pelos principais personagens da Cidade entre 1500 até meados de 1930.
Os livros foram idealizados pelos diretores da Associação Realizar, instituição que fomenta, em Santos, esporte e cultura para adolescentes e jovens de baixa renda desde 2011, de maneira gratuita e que é atualmente gerida por Juan Poblete.
O lançamento da coleção contará com a apresentação dos estudantes da companhia de balé clássico e contemporâneo Valderez Zani, no pocket musical ‘O café, ouro negro do Brasil’, baseado em um dos livros da coleção. O evento começa às 16h, é aberto ao público, mas limitado ao número de 60 participantes, com lugares reservados a convidados e autoridades.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)