G1 Santos

Colônia japonesa em SP lamenta assassinato de ex-primeiro ministro Shinzo Abe: ‘continuará um povo pacifista’

today9 de julho de 2022 7

Fundo
share close

Jornalista lembrou da visita de Abe a São Paulo, em 2014: “estimulou programas de intercâmbio”.

Momentos antes dos tiros serem disparados, o sujeito podia ser visto logo atrás de Abe (à direita do ex-primeiro-ministro, vestindo uma camisa cinza e calça marrom). — Foto: EPA via BBC



O assassinato do ex-primeiro ministro japonês Shinzo Abe durante um ato político na últimas sexta-feira (8), deixou os japoneses consternados. No Brasil, membros da colônia japonesa na Baixada Santista lamentaram o crime, sobretudo pelo fato de o povo nipônico ser considerado pacífico e restringir o acesso a armas de fogo no Japão.

O jornalista e ex-bolsista do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, Matheus Misumoto, acredita que os protocolos de segurança deverão ser discutidos. “O país é considerado um dos mais seguros do mundo. A morte de Shinzo Abe tem um impacto muito grande, não só pela importância dele, mas porque o acesso à armas de fogo no Japão é muito restrito”, afirma.

Jornalista Matheus Misumoto, que trabalhou no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, lamentou o assassinato do ex-primeiro ministro japonês — Foto: Reprodução/Instagram

“Mas credito que o povo japonês continuará sendo um povo pacifista”, salientou Misumoto, que é sansei (terceira geração). Ele contou que esteve no Japão em 2017, onde aprendeu sobre diplomacia e cultura japonesa.

Misumoto lembrou que, quando Abe visitou São Paulo, em 2014, e apresentou um programa sobre a diplomacia japonesa que serviu de exemplo a países da América Latina e Caribe. “Estimulou programas de intercâmbio”, salientou.

Presidente da Associação Japonesa de Santos, o ex-vereador Sadao Nakai reforçou o pesar pela morte violenta de Shinzo Abe. “A diretoria enviou condolências ao Consulado Japonês de São Paulo e para a família do ex-primeiro ministro, nossos votos de pesar”, afirmou.

“Pessoalmente, estou assustado pelo que aconteceu. Foi surpreendente ver um assassinato de um Líder Político Japonês da forma como ocorreu, no palanque e no meio do povo. É muito triste ver o ódio ganhar força a ponto de tirar a vida de um homem público”, complementou Nakai.

Sadao Nakai se mostrou surpreso pelo assassinato da forma violenta e na frente do povo — Foto: Alexsander Ferraz/Acervo A Tribuna

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pai-de-brasileira-no-‘big-brother’-dos-estados-unidos-reage-a-polemica-sobre-cor-da-pele:-‘sou-negro-de-corpo-e-alma’

G1 Santos

Pai de brasileira no ‘Big Brother’ dos Estados Unidos reage à polêmica sobre cor da pele: ‘sou negro de corpo e alma’

O pai da influenciadora digital Indy Santos, única brasileira desta edição do Big Brother dos Estados Unidos, rebateu os questionamentos sobre a cor de sua pele e diz ser "negro com orgulho". A discussão começou no Twitter após a participante falar sobre a família no programa. Indy citou que o pai era negro e, logo em seguida, alguns internautas resgataram fotos dela com os pais para rejeitar a afirmação da […]

today9 de julho de 2022 52

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%