G1 Mundo

Comitê que investiga invasão ao Capitólio recomenda abertura de processo contra Donald Trump

today20 de dezembro de 2022 23

Fundo
share close

O comitê pediu ao Departamento de Justiça que apresente as seguintes acusações contra o ex-presidente republicano:

  • Obstrução de um processo oficial do Congresso;
  • Apoiar uma insurreição;
  • Conspiração para fraudar o governo;
  • Conspiração com declaração falsa.

As recomendações não são vinculativas (ou seja, o Departamento de Justiça não é obrigado a abrir esses processos), mas esses pedidos podem aumentar a pressão sobre os promotores, que já investigam Trump por diversas suspeitas.

A reunião desta segunda-feira foi, provavelmente, a última reunião pública do comitê, que passou 18 meses investigando a invasão do prédio do Congresso.



Relembre a invasão do Capitólio

No dia 6 de janeiro de 2021, milhares de apoiadores de Trump se reuniram na capital dos EUA, Washington, e invadiram o prédio do Congresso. Naquele dia, ocorria a oficialização do resultado das eleições de 2020, vencidas por Joe Biden.

Os apoiadores tentaram impedir a transferência pacífica de poder para Biden. Eles repetiram as mentiras que o próprio Trump havia dito: que a derrota nas eleições de 2020 para Biden foi resultado de fraudes generalizadas.

Foto de 6 de janeiro de 2021, dia da invasão ao Capitólio dos EUA, mostra policiais conversando com apoiadores do então presidente americano, Donald Trump, incluindo Jacob Chansley (à direita), do lado de fora do plenário do Senado — Foto: Manuel Balce Ceneta/AP

Críticas de deputados dos EUA

O deputado Bennie Thompson, presidente do comitê, disse no início da reunião que, se os EUA quiserem sobreviver como uma nação de leis e democracia, uma invasão como a do dia 6 de janeiro de 2021 nunca mais acontecerá.

Thompson também criticou o ex-presidente por minar a fé no sistema democrático. “Se a fé for quebrada, nossa democracia também será. Donald Trump quebrou essa fé”, disse ele.

Trump já está em pré-campanha para voltar à presidência dos EUA. Ele quer ser o candidato do Partido Republicano para concorrer à Casa Branca em 2024.

Cinco pessoas, incluindo um policial, morreram durante ou logo após o incidente, e mais de 140 policiais ficaram feridos. O Capitólio sofreu milhões de dólares em danos.

“Entre as descobertas mais vergonhosas deste comitê, estava a do presidente Trump sentado na sala de jantar do Salão Oval assistindo ao violento tumulto no Capitólio pela televisão”, disse a deputada Liz Cheney, uma das duas republicanas do comitê.

Trump afirmou que as investigações que enfrenta têm motivação política. Ele alega que o comitê de 6 de janeiro, dominado pelos democratas, é tendencioso.

“O altamente partidário comitê está vazando ilegalmente informações confidenciais para qualquer um que queira ouvir”, escreveu o ex-presidente em sua plataforma Truth Social, antes da reunião desta segunda-feira.

Milícias já foram condenadas

Um júri já considerou membros da milícia de direita Oath Keepers culpados de sedição por seu papel no ataque, e um advogado especial, Jack Smith, está conduzindo investigações sobre os esforços de Trump para anular sua perda.

Trump enfrentou uma série de problemas legais desde que deixou o cargo. Sua empresa imobiliária foi condenada em 6 de dezembro por realizar um esquema criminoso de 15 anos para fraudar as autoridades fiscais.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

suspeito-de-jogar-ovos-no-rei-charles-iii-e-acusado-de-‘comportamento-ameacador’

G1 Mundo

Suspeito de jogar ovos no rei Charles III é acusado de ‘comportamento ameaçador’

A monarquia mantém sua enorme popularidade no Reino Unido, mas a família real atravessa um período turbulento, três meses após a morte de Elizabeth II e da ascensão de Charles ao trono. Charles III nomeia oficialmente Rishi Sunak como novo primeiro-ministro A polícia britânica anunciou, nesta segunda-feira (19), que acusou de comportamento ameaçador um jovem de 23 anos suspeito de atirar vários ovos no rei Charles III durante uma visita […]

today20 de dezembro de 2022 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%