Pleno News

Como a automação impacta o acesso a benefícios pela internet

today13 de setembro de 2023 2

Fundo
share close

Elisângela Coelho – 13/09/2023 10h12

Meu INSS Foto: Pleno.News

Com a crescente automação no atendimento do INSS, muitos brasileiros enfrentam desafios ao enviar informações online em busca de benefícios, criando um dilema para os solicitantes.

Nos primeiros meses de 2023, quase 40% dos pedidos de benefícios foram analisados por um sistema automatizado; mais que o dobro do ano anterior. O INSS alega que esse sistema considera as informações do solicitante e as compara com outros bancos de dados. No entanto, a desatualização de dados e a falta de orientação aos beneficiários são problemas recorrentes.

É muito importante que os segurados verifiquem e atualizem suas informações no sistema, conhecido como CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), antes de solicitar um benefício. Não basta apenas preencher os requisitos para a aposentadoria; uma análise minuciosa do direito é essencial.

Atualmente, a fila de espera por atendimento na Previdência Social inclui cerca de 1,8 milhão de pessoas, abrangendo diversos tipos de benefícios. Muitos enfrentam dificuldades mesmo ao usar o sistema online, como Maria das Graças, que teve seu pedido negado, destacando a importância de buscar ajuda de um profissional especializado.



Outra situação preocupante é a informação inicial de que alguém pode se aposentar, que posteriormente é negada devido à falta de atualização do banco de dados do INSS, deixando os segurados confusos e preocupados.

O INSS sugere que aqueles com dificuldades no uso do sistema automatizado entrem em contato pelo telefone 135 ou agendem um atendimento presencial em uma agência ou entidade parceira da Previdência Social.

No entanto, a acessibilidade do INSS a milhões de brasileiros está se tornando um desafio cada vez maior. Continuamos a lutar diariamente contra as injustiças cometidas pelo INSS.

Dra. Elisângela Coelho foi trabalhadora rural, doméstica, vendedora e hoje atua como advogada especialista em direito previdenciário.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Siga-nos nas nossas redes!

O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Pleno News.

Por: Elisangela Coelho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

supremo-tribunal-do-mexico-descriminaliza-o-aborto

Gospel Prime

Supremo Tribunal do México descriminaliza o aborto

A Suprema Corte do México decidiu por unanimidade a despenalização do aborto em nível federal, estendendo sua legalidade para o restante do país, seguindo a tendência de outras nações da América Latina. Várias grupos conservadores já planejam mobilizações em protesto contra a decisão.  De acordo com Evangelical Focus, os três ministros da Primeira Câmara da corte declararam inconstitucional a seção do Código Penal Federal que criminalizava o aborto, dando um […]

today13 de setembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%