G1 Mundo

Como idosa salvou vidas com sua caminhonete rosa durante incêndio no Havaí

today16 de agosto de 2023 4

Fundo
share close

O veículo foi uma salvação para muitos, pois ela carregou “pelo menos uma dúzia” de pessoas na traseira do carro e fugiu da cidade na terça-feira (8/8) quando os incêndios florestais se espalharam.

“Quando cheguei ao meu carro, ele já estava envolto em chamas ao redor dos pneus”, disse ela à BBC News do abrigo de emergência War Memorial Stadium, lembrando como a provação dela começou.

“Tentei salvar pessoas, mas algumas não consegui”, acrescenta ela.



Este é o desastre natural mais mortal da história do Havaí. Até a manhã de domingo (13/8), as autoridades locais já tinham confirmado ao menos 90 pessoas mortas.

Enquanto as chamas consumiam outras residências, ela jogava água na casa dela, na esperança de evitar que as brasas destruíssem o imóvel. Mas, apesar de seus esforços, ela se viu impotente ao testemunhar sua própria casa pegando fogo.

“Uma senhora não queria sair. Outro homem estava gritando socorro”.

“Naquele momento, estávamos engolfados pela fumaça preta, muito preta”, disse ela sobre a cena agitada.

Ela só conseguiu pegar Tiny e as chaves do carro antes de fugir.

Maui tem seis abrigos em operação para receber desabrigados pelo incêndio — Foto: BBC

Enquanto conversávamos, notei algo rastejando na cama a apenas alguns centímetros de seu cachorro. Sem saber o que era, ela usou um caderno para jogá-lo no chão, depois o esmagou com sua bota roxa de cowboy.

Era uma centopeia venenosa, disseram ela e outras pessoas do abrigo. Tiny poderia ter morrido se fosse picado, ela acrescentou.

Iverson ficou abalada com a provação e frustrada com a limpeza dos lençóis doados no abrigo.

Sem o telefone, ela diz que espera que o irmão dela, que vive em Nevada, veja que ela falou com a BBC e finalmente saiba que ela está segura.

Iverson viveu em sua caminhonete por seis anos antes de finalmente ser aceita em uma comunidade habitacional para deficientes e idosos em Lahaina.

Agora com 70 anos, ela espera poder encontrar um lugar para morar novamente.

Steve Strode, um ex-mergulhador comercial que vive em Lahaina há 10 anos, diz que é assombrado pelos vizinhos que foi forçado a deixar para trás enquanto fugia para salvar sua vida.

Falando de sua cama no mesmo abrigo, ele diz que havia um homem com deficiência em seu complexo de apartamentos que precisou da ajuda de várias pessoas para poder escapar.

Mas não deu tempo de reunir um grupo para ajudar, diz. “Eu tinha que contorná-lo”, lembra ele.

Ele e seu vizinho sobreviveram usando suas bicicletas para fugir. Os homens, ambos na casa dos 60 anos, tiveram que passar pelas chamas que às vezes chegavam a 3 metros de altura.

Os incêndios florestais na ilha de Maui, no Havaí, onde fica a cidade histórica de Lahaina, e na Ilha Grande começaram na noite de terça-feira. Os ventos do furacão e o clima seco ajudaram a alimentar as chamas, causando uma rápida propagação.

Milhares ficaram desabrigados pelo desastre e Maui tem seis abrigos em operação.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lula-e-biden-tem-telefonema-nesta-quarta-para-tratar-de-programacao-na-assembleia-geral-da-onu

G1 Mundo

Lula e Biden têm telefonema nesta quarta para tratar de programação na Assembleia Geral da ONU

Ligação deve servir para combinar encontro bilateral entre os chefes de Estado. Agenda deverá ocorrer em paralelo aos compromissos da Assembleia da ONU, em setembro, nos Estados Unidos. Os presidentes Lula (Brasil) e Joe Biden (Estados Unidos) em encontro na Casa Branca, em fevereiro deste ano. — Foto: Alex Brandon/AP Photo A cúpula está programada para ocorrer em setembro, nos Estados Unidos. Por tradição, Lula fará o discurso de abertura […]

today16 de agosto de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%