G1 Mundo

Condenação de Cristina Kirchner antecipa a campanha eleitoral para a Casa Rosada

today7 de dezembro de 2022 11

Fundo
share close

A condenação de Cristina Kirchner a seis anos de prisão e inelegibilidade a cargos públicos está longe de decretar sua morte política. Primeira vice-presidente no cargo a ser sentenciada por corrupção, ela não vai para a prisão, por ter foro privilegiado, pode recorrer e concorrer a um cargo político até a decisão final da Suprema Corte, que não sairá antes das eleições presidenciais de outubro.

A tão esperada sentença foi mais branda do que a pedida pelo promotor. Mas, de antemão, acirra a disputa entre os dois principais campos políticos do país, personificados por Cristina e o ex-presidente Mauricio Macri, e antecipa a campanha para as presidenciais.

A atual vice-presidente ainda não anunciou a candidatura à Casa Rosada– especula-se também que possa vir a concorrer ao Senado – , mas é o que seus seguidores esperam dela.



Cristina Kirchner é condenada a 6 anos de prisão

Cristina Kirchner é condenada a 6 anos de prisão

Uma pista foi dada na semana passada por Gregorio Dalbón, advogado e um dos interlocutores mais próximos da vice-presidente: a condenação a deixará mais próxima da candidatura à Presidência. “O que Cristina vai fazer é transmutar porque ela se constrói com pedras”, alegou.

Dalbón estima que ela se beneficiará mais no campo eleitoral com uma condenação do que com a absolvição. Antes de a sentença sair, contudo, cerca de 70% dos entrevistados disseram em pesquisas considerá-la culpada por fraude contra o Estado em obras públicas.

O cenário eleitoral está indefinido na esquerda e na direita. O presidente Alberto Fernández enfrenta o desgaste pela inflação de três dígitos e a complexa relação com sua vice. Na coalizão opositora, há conflitos internos: Macri ainda não se decidiu, assim como a dirigente do PRO, Patricia Bullrich, representante da ala mais radical. O deputado Javier Milei corre por fora, pela extrema direita, e ganha pontos.

O kirchnerismo trabalha para dar uma resposta ao julgamento, que Cristina, na última audiência no tribunal, classificou como um pelotão de fuzilamento midiático, com a sentença previamente escrita. Seus opositores almejam vê-la enfraquecida e banida da política, mas ela insiste na politização do caso e compara a atuação de magistrados, que chama de “partido da justiça”, à de militares durante a ditadura.

Cristina é mestre em testes de sobrevivência política. Foi presidente entre 2007 e 2015 e voltou ao Senado durante o mandato de Macri, quando já respondia a acusações de corrupção. Isso não a impediu de se eleger vice-presidente em 2019, na chapa liderada por Alberto Fernández. Ela enfrenta outros cinco processos e recuperou apoio após a tentativa de assassinato sofrida em setembro, na porta de sua residência em Buenos Aires.

Após o veredicto, Cristina aumentou o tom contra os juízes: “Esta sentença não é uma sentença pelas leis da Constituição ou do Código Penal. Isto é um Estado paralelo e máfia, máfia judicial.” A tese da perseguição política é mais um fator divisivo na sociedade argentina.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

empresa-de-trump-e-condenada-por-fraudes-fiscais

G1 Mundo

Empresa de Trump é condenada por fraudes fiscais

A Organização Trump tem hotéis, campos de golfe e outros imóveis em todo o mundo. A pena pela condenação será uma multa, mas ainda não foi determinado qual será o valor (isso deverá ser determinado no dia 13 de janeiro) A empresa havia se declarado inocente. No processo, a empresa foi acusada de ter contabilizado algumas despesas pessoais de seus dirigentes como custos do negócio, e também pagou bônus para […]

today7 de dezembro de 2022 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%