Conheça cidade da Islândia que pode explodir a qualquer momento por causa de vulcão
Na Islândia, a população de Grindavik está em pânico por causa de um vulcão prestes a entrar em erupção, depois de um sono de 800 anos. A cidade de pescadores, tem 3 mil habitantes e está localizada no sudoeste do país.
No Centro da cidade, é possível ver na avenida principal uma cratera grande que se abriu. Por ela, sai uma fumaça vinda de água quente. A qualquer momento a cidade poderia explodir, mas as autoridades garantiram que conseguiriam prever pelo menos 30 minutos antes.
Outra cratera cortou um canteiro ao meio e não é possível sequer ver o fundo dela. Uma fissura atravessa a cidade toda. Atingiu um quintal e atravessou toda a casa.
Explicação científica para o fenômeno
Na Islândia, é possível perceber por que tem tanto vulcão na região. Uma fenda mostra a divisão entre a placa tectônica do continente europeu à placa do continente norte-americano. E elas continuam se afastando.
O Centro Meteorológico Islandês detectou haver uma veia pulsante de lava em direção à superfície que corta toda a península de Reykjanes, onde fica Grindavik. É esse movimento que está fazendo a terra tremer e subir. Ou seja, dessa vez a lava não deve espirrar de um cone de vulcão, mas em forma de uma grande fissura.
Veja a reportagem completa abaixo:
Brasileira relata como é viver em cidade ameaçada por vulcão na Islândia: ‘Terremotos de 3 em 3 minutos’
Ouça os podcasts do Fantástico
Publicar comentários (0)