G1 Mundo

Conheça Krampus, a versão maligna do Papai Noel

today25 de dezembro de 2022 13

Fundo
share close

Já ouviu falar em Krampus, uma versão “do mal” do Papai Noel?

Pois ele existe e, assim como o bom velhinho, também é celebrado em alguns países da Europa e em cidades dos Estados Unidos.

Krampus é o oposto do Papai Noel. Enquanto a figura carismática do velhinho de cabelos e barbas brancas entrega presentes para as crianças no Natal, premiando-as pelo bom comportamento ao longo do ano, o espírito maligno chega para punir aquelas que não se comportaram.



Ele é descrito nas histórias como uma figura bestial, sendo metade cabra (tem chifres, por exemplo) e metade demônio.

Diz a lenda que ele batia nas crianças com um chicote e as colocava dentro de um cesto. Em alguns casos, chegava a engoli-las.

Uma das ilustrações sobre Krampus mostra a figura metade cabra e o cesto onde ele carregaria as crianças — Foto: Getty Images via BBC

Na Áustria, onde a lenda é muito conhecida, o anti-Papai Noel tem uma festa pagã.

Todo início de dezembro, pessoas se fantasiam como Krampus, colocam roupas que imitam pele de animais e chifres e tomam as ruas da cidade. Algumas levam correntes e sinos para fazer barulho – seria dessa maneira que o monstro avisava que estava chegando. Elas saem assustando crianças e adultos.

Essa noite do Krampus geralmente ocorre em 5 de dezembro, véspera do dia de São Nicolau, santo que é inspiração para a figura do Papai Noel.

Pessoas fantasiadas de Krampus na noite que celebra a figura folclórica em uma cidade no norte da Itália — Foto: Getty Images via BBC

Em outros lugares do mundo também há a tradição de celebrar o Krampus antes do Natal. Festas de rua acontecem na Baviera, na Alemanha, em vilarejos do norte da Itália e também em Washington e Chicago, nos Estados Unidos, entre outras.

Diz a lenda que depois dessa única aparição, Krampus voltaria a surgir apenas no Natal seguinte.

Um filme americano sobre essa figura diabólica foi lançado em 2015, Krampus: O Terror do Natal. Na história, Krampus aterroriza um garoto que começa a perder o gosto pela comemoração do Natal.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ex-chefe-da-guerrilha-do-nepal-e-nomeado-primeiro-ministro

G1 Mundo

Ex-chefe da guerrilha do Nepal é nomeado primeiro-ministro

Dahal, que ainda atende por seu nome de guerra Prachanda —que significa "terrível" ou "feroz"— governará a primeira metade do mandato de cinco anos com o apoio da oposição Comunista Unificada Marxista-Leninista (UML) e alguns outros grupos menores, segundo funcionários do partido. "Ele foi nomeado e recebe o apoio de uma grande maioria do parlamento", disse Tika Dhakal, assessor do presidente Bidhya Devi Bhandari, à Reuters. Prachanda, que substitui Sher […]

today25 de dezembro de 2022 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%