G1 Mundo

Conheça o tanque-tartaruga, a armadura de gambiarra que tem ajudado a Rússia na guerra contra a Ucrânia

today16 de maio de 2024 4

Fundo
share close

Pelo alto, a imagem lembra um tanque que carrega uma casa por cima. Na imprensa internacional, a gambiarra foi chamada de “tanques-tartaruga”, como se o veículo estivesse carregando um casco.

Na Ucrânia, os tanques receberam outro nome, de acordo com o “New York Times”: wundervaflia. É uma composição de palavras em duas línguas: maravilha em alemão e vaflia, a palavra em ucraniana para waffle, a a comida típica da Bélgica que tem um padrão quadriculado na superfície externa.

Segundo a revista “The Economist”, a ideia é que o metal ondulado proteja os tanques de ataques de drones pequenos, que não têm poder para atravessar o casco do tanque, mas que pode atingir as partes vulneráveis, como o teto. Segundo um oficial da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a maioria (cerca de dois terços) dos tanques russos destruídos na guerra na Ucrânia foram atacados por esses drones.



Os russos também usam drones para atacar tanques das forças ucranianas.

Putin diz que avanço ocorre como planejado

O presidente Vladimir Putin disse na quarta-feira (15) que as forças russas estavam melhorando suas posições todos os dias ao longo do front na Ucrânia, em todas as direções, e que o avanço estava ocorrendo conforme o planejado.

A Rússia tem empurrado as forças ucranianas para trás em vários pontos nos últimos meses, apesar da ajuda de centenas de bilhões de dólares dos Estados Unidos e de seus aliados.

Putin, em uma reunião no Kremlin com o novo ministro da Defesa, Andrei Belousov, o secretário do Conselho de Segurança, Sergei Shoigu, e generais de alto escalão, disse que o trabalho das Forças Armadas estava “prosseguindo de acordo com o plano” aprovado pelo Estado-Maior.

“Quanto mais eficazmente vocês trabalharem na linha de frente, mais chances teremos de resolver essa questão pacificamente”, disse Putin aos generais. “É isso que sempre buscamos, e eu sempre falei sobre isso.”

Russos abriram frente na região de Kharkiv

Rússia lança ataque aéreo contra usinas de energia elétrica na Ucrânia

Rússia lança ataque aéreo contra usinas de energia elétrica na Ucrânia

As forças russas abriram este mês uma nova frente na região de Kharkiv, que abriga a segunda maior cidade da Ucrânia, forçando a Ucrânia a enviar soldados de outras partes da linha de frente.

O Ministério da Defesa da Rússia disse na quarta-feira que havia assumido o controle de mais dois assentamentos na região de Kharkiv, nordeste da Ucrânia, e um na região de Zaporizhzhia, no sul.

Putin agradeceu Shoigu por seu trabalho anterior no cargo de ministro da Defesa. Ele afirmou que “muitas coisas não estavam claras antes do início das hostilidades” e disse que Shoigu o ajudaria a gerenciar as seções militares e de segurança do Estado.

Putin disse que havia nomeado Belousov, que estava vestido com um terno civil, devido ao aumento dos gastos com defesa e segurança, que, segundo ele, chegariam a 8,7% do produto interno bruto ou um pouco mais. Isso ainda está abaixo do nível soviético de 13% em meados da década de 1980.

“Certamente não é 13%, como era o caso na União Soviética, mas ainda é uma quantia sólida, é um grande recurso e precisamos usá-lo com muito cuidado e eficiência”, declarou Putin.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cinco-soldados-de-israel-sao-mortos-por-tropa-do-proprio-pais-dentro-da-faixa-de-gaza

G1 Mundo

Cinco soldados de Israel são mortos por tropa do próprio país dentro da Faixa de Gaza

Militares abriram investigação para apurar o que levou 'fogo cruzado' entre tropas de um mesmo batalhão. Outros soldados ficaram feridos no incidente. Soldados israelenses mortos durante ação de tropas do próprio país, em Gaza — Foto: Forças de Defesa de Israel Cinco soldados israelenses foram mortos por uma tropa do próprio país no norte da Faixa de Gaza, na quarta-feira (15), segundo as Forças de Defesa de Israel. O incidente […]

today16 de maio de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%