G1 Mundo

Conselho da ONU volta a discutir nesta terça conflito em Israel; Brasil consulta países sobre proposta dos EUA

today24 de outubro de 2023 4

Fundo
share close

Palácio do Itamaraty em Brasília — Foto: Divulgação Governo Federal

Chamado de Debate de Alto Nível , o encontro será comandado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira – o Brasil preside o conselho de forma temporária durante o mês de outubro.



Em comunicado, o governo brasileiro informou que o encontro será uma oportunidade para que “os países façam um chamado a um cessar-fogo e à abertura de corredores humanitários no mais alto nível”.

Paralelamente, informou o Itamaraty, o Brasil já iniciou as consultas aos demais integrantes do conselho sobre uma proposta dos Estados Unidos (leia detalhes mais abaixo). O g1 tenta detalhes do texto com a embaixada americana em Brasília.

O conflito entre Israel e o Hamas já deixou milhares de mortos e destruição nos dois lados da fronteira. Desde 7 de outubro, quando o grupo terrorista Hamas atacou Israel, o país tem respondido aos ataques.

Na semana passada, o Brasil, na presidência do órgão, tentou aprovar no Conselho de Segurança da ONU uma resolução que, entre outros pontos, previa a abertura de corredor humanitário na fronteira entre Gaza e o Egito.

Na ocasião, foi argumentado que o texto não deixava claro o poder de autodefesa de Israel.

Estados Unidos são o único país a vetar resolução brasileira na ONU sobre a guerra

Estados Unidos são o único país a vetar resolução brasileira na ONU sobre a guerra

Após o veto, representantes do governo brasileiro entraram em contato com representantes dos governos da Rússia e da França, que também têm direito a veto, para tentar achar uma solução.

À GloboNews, o Itamaraty informou nesta segunda-feira que os diplomatas brasileiros na ONU iniciaram consultas aos demais países do Conselho de Segurança sobre um novo texto, apresentado pelos EUA.

O Blog do Valdo informou ainda que a proposta do governo Joe Biden é apresentada num momento em que há a avaliação de que é real o risco de o conflito no Oriente Médio se ampliar e incluir novos atores, como Hezbollah e o Irã.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

familia-conta-que-telefone-de-brasileiro-desaparecido-em-israel-foi-atendido-por-voz-que-citou-‘hamas’-e-acredita-em-sequestro

G1 Mundo

Família conta que telefone de brasileiro desaparecido em Israel foi atendido por voz que citou ‘Hamas’ e acredita em sequestro

Michel Nisembaum é de Niterói, está em Israel há 35 anos e mora na cidade de Sderot – perto da faixa de Gaza. Itamaraty diz que brasileiro está desaparecido em Israel Informações de um relatório que a GloboNews teve acesso descreve o depoimento de familiares do brasileiro desaparecido em Israel. Michel Nisembaum é de Niterói, está em Israel há 35 anos e mora na cidade de Sderot – perto da […]

today24 de outubro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%