Prefeitura de Guarujá

Conselho do Idoso apresenta planejamento e se prepara para Campanha de Destinação do IR

today5 de março de 2024 6

Fundo
share close

Entre as ações, estão reuniões com organizações que trabalham com a terceira idade e oficina de captação de recursos

O Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI) apresentou o planejamento e calendário das ações do ano ao prefeito de Guarujá, nesta terça-feira (5). Com o objetivo de promover e defender os direitos da pessoa idosa, o chefe do Executivo se reuniu com representantes do Conselho no Paço Moacir dos Santos Filho.

Entre as ações debatidas, esteve a campanha “Eu sou cidadão solidário”, referente à destinação do Imposto de Renda (IR). Os contribuintes que fazem a declaração de IR pelo modelo completo, e no resultado final têm imposto a pagar, conseguem destinar até 6% do tributo devido. As destinações podem ser direcionadas para o Fundo Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (FUMCAD) e para o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI), sendo 3% para cada.

Os temas abordados pelos conselheiros e pelo prefeito integram um processo de diálogo entre o poder público e a sociedade civil, que tem sido intensificado. “Os conselhos são representantes legítimos da sociedade e segmentos. Um trabalho que requer diálogo e articulação em rede para oferecer cada dia mais um atendimento de qualidade para nossa terceira idade”, afirmou o chefe do Executivo.

O colegiado já marcou reuniões com organizações que trabalham com a terceira idade para formalização, oficina de captação de recursos, além do planejamento das conferências e campanhas de combate à violência ao idoso. Além disso, está em tratativa a implantação do Centro Dia, destinado ao atendimento especializado a pessoas idosas. A iniciativa tem objetivo de evitar o isolamento social, o abandono e a necessidade de acolhimento.



“Todas essa ações são necessárias para o exercício da cidadania e a garantida do direito da a pessoa idosa”, afirmou a presidente do Conselho do Idoso.

População Idosa

Guarujá possui 43.097 pessoas idosas, destas 18.719 são homens, 24.378 mulheres e 14.113 estão inseridos no Cadastro Único (Cadúnico).

Conselho

O CMDI é um órgão de representação dos idosos e tem um papel consultivo, normativo e formulador de políticas públicas. É composto por 18 membros titulares e seus respectivos suplentes, com representantes da sociedade civil e Governo. Está vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas). Além disso, o CMDI tem também como missão, fiscalizar as entidades governamentais e não-governamentais de atendimento à pessoa idosa.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: arthur.pinho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

venezuela-marca-eleicao-presidencial-para-28-de-julho,-dia-de-aniversario-de-chavez

G1 Mundo

Venezuela marca eleição presidencial para 28 de julho, dia de aniversário de Chávez

Tradicionalmente, as eleições no país acontecem em dezembro. O dia 28 de julho é o aniversário de Hugo Chávez. Elvis Amoroso, presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), um órgão controlado pelo governo, anunciou que a diretoria do organismo aprovou por unanimidade a data das eleições. Nicolás Maduro provavelmente vai tentar se reeleger. Reação no governo brasileiro Entre membros do governo do Brasil, o agendamento de um dia para a votação […]

today5 de março de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%