G1 Mundo

Conservador Christopher Luxon vence eleição na Nova Zelândia em guinada à direita

today14 de outubro de 2023 3

Fundo
share close

Os eleitores se voltaram para uma mudança conservadora após seis anos de governo progressista, liderado principalmente por Jacinda Ardern.

O líder conservador recebeu uma salva de palmas ao chegar a um evento em Auckland. Ele foi acompanhado no palco por sua esposa, Amanda, e seus filhos, William e Olivia. Ele agradeceu às pessoas de todo o país.

“Vocês vieram para a esperança e votaram pela mudança”, disse. Seus apoiadores entoaram seu slogan de campanha, que prometia colocar o país “de volta nos trilhos”.



O atual primeiro-ministro, Chris Hipkins, que passou apenas nove meses no cargo depois de assumir o lugar de Ardern em janeiro, disse a apoiadores na noite de sábado que ligou para Luxon para admitir a derrota. Hipkins disse que não era o resultado que ele queria.

“Mas quero que vocês se orgulhem do que conquistamos nos últimos seis anos”, disse ele a apoiadores em um evento em Wellington.

Ardern renunciou inesperadamente ao cargo de primeira-ministra em janeiro, dizendo que não tinha “combustível suficiente” para fazer jus ao cargo. Ela venceu a última eleição de forma esmagadora, mas sua popularidade diminuiu à medida que as pessoas se cansaram das restrições da COVID-19 e a inflação ameaçou a economia.

Sua saída deixou Hipkins, de 45 anos, no comando. Hipkins foi ministro da Educação e liderou a resposta à pandemia de coronavírus.

Os resultados preliminares mostraram o Partido Nacional de Luxon com cerca de 40% dos votos. Dado o sistema de votação proporcional na Nova Zelândia, esperava-se que Luxon, de 53 anos, formasse uma aliança com o partido libertário ACT.

Por sua vez, o Partido Trabalhista liderado por Hipkins parece ter obtido pouco mais de 25% dos votos, cerca de metade do que fez na eleição anterior, com Ardern no comando.

Luxon prometeu cortes de impostos para a classe média e combate ao crime. Hipkins prometeu cobertura odontológica gratuita para menores de 30 anos e eliminação do imposto sobre vendas de frutas e vegetais.

Também estava em jogo a relação do governo com os indígenas maoris. Luxon prometeu acabar com a Autoridade de Saúde Maori, que, segundo ele, cria dois sistemas de saúde distintos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

museu-do-louvre-e-fechado-apos-receber-ameaca-por-escrito

G1 Mundo

Museu do Louvre é fechado após receber ameaça por escrito

O Museu do Louvre, em Paris, na França, foi fechado neste sábado (14) após receber uma ameaça por escrito. “O Louvre recebeu uma mensagem escrita afirmando que havia um risco para o museu e para os seus visitantes”, disse uma porta-voz à agência de notícias AFP. “Decidimos esvaziá-lo e fechá-lo durante o dia, enquanto fazemos as verificações necessárias”, falou. As pessoas que agendaram suas visitas serão reembolsados. O Louvre, que […]

today14 de outubro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%