G1 Santos

Contraceptivo de longa permanência começa a ser ofertado em todas policlínicas de Santos, SP

today10 de agosto de 2023 3

Fundo
share close

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, ampliou o acesso de mulheres ao contraceptivo de longa permanência, implantado abaixo da pele do braço, com a aplicação do dispositivo em todas as policlínicas da cidade. O método impede a gravidez por três anos de forma segura.

O contraceptivo está disponível às mulheres em situação de rua, que tenham três ou mais filhos, convivam com HIV ou tenham múltiplos parceiros. Além disso, o implante é disponibilizado às pacientes da Saúde Mental e usuárias de drogas.

A ampliação do acesso ao implante é uma estratégia do Programa de Planejamento Familiar. Antes, o dispositivo era restrito ao Instituto da Mulher e Gestante. Para manifestar o interesse no dispositivo, a mulher precisa procurar a equipe de enfermagem da policlínica de referência de sua casa de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.



O primeiro passo é uma avaliação para conferência dos requisitos. Em seguida, acontece o agendamento para a implantação do dispositivo. Antes do processo, a paciente é submetida a um teste rápido de urina para atestar que não está grávida.

O procedimento é realizado em poucos minutos, após anestesia local. Apesar do contraceptivo começar a agir em 24 horas, a recomendação é manter outros métodos para evitar a gravidez por 15 dias. A troca do contraceptivo é realizada após os três anos de validade, no Instituto da Mulher e Gestante.

Segundo a Prefeitura, a equipe da policlínica seguirá alertando quanto à importância do uso de preservativos para prevenir infecções sexualmente transmissíveis.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Prefeitura de Guarujá

Comércio de Vicente de Carvalho prevê alta de até 15% nas vendas neste Dia dos Pais

Comerciantes e população estão sentindo melhora nos preços graças à diminuição do desemprego e ao fim das restrições da pandemia O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais lucrativa do Brasil, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Comemorada no segundo domingo de agosto, a data movimenta o comércio e, consequentemente, a economia. Lojistas de Vicente de Carvalho, um dos principais comércios populares da Baixada Santista, esperam um aumento considerável das vendas em relação ao […]

today10 de agosto de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%