Os mísseis foram disparados por volta das 10h15 (hora local) da província de Hamgyong do Norte, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS).
Não ficou imediatamente claro quantos projéteis foram disparados e exatamente de que tipo eram.
Os militares estavam em alerta máximo e as autoridades de inteligência sul-coreanas e norte-americanas estavam analisando detalhes dos mísseis, disse o JCS.
“Concluiremos com sucesso nosso exercício Freedom Shield conforme planejado, sob firme postura de defesa combinada”, disseram os militares em um comunicado.
Os aliados devem concluir 11 dias de exercícios, chamados de “Escudo da Liberdade 23”, na quinta-feira (23).
Os lançamentos de quarta-feira ocorrem apenas três dias depois que a Coreia do Norte disparou um míssil balístico de curto alcance em direção ao mar ao largo de sua costa leste.
A Coreia do Norte há muito se irrita com os exercícios conduzidos pelas forças sul-coreanas e norte-americanas, dizendo que são uma preparação para uma invasão. A Coreia do Sul e os Estados Unidos negam isso, dizendo que precisam se preparar para se defender de uma possível agressão norte-coreana.
A agência de notícias sul-coreana Yonhap disse que os lançamentos desta quarta podem ter envolvido mísseis de cruzeiro estratégicos do Norte. “Estratégico” é normalmente usado para descrever armas com capacidade nuclear.
O último disparo conhecido da Coreia do Norte de seus mísseis estratégicos de cruzeiro foi em 12 de março, quando disse ter disparado dois deles de um submarino.
A Coreia do Norte intensificou seus testes militares nas últimas semanas, disparando um míssil balístico intercontinental na semana passada e conduzindo o que chamou de simulação de contra-ataque nuclear contra os EUA e a Coreia do Sul no fim de semana.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)