G1 Mundo

Coreia do Norte diz que exercícios dos EUA e Coreia do Sul levam tensão à ‘beira de uma guerra nuclear’

today6 de abril de 2023 6

Fundo
share close

A Coreia do Norte vem intensificando sua atividade militar nas últimas semanas, prometendo produzir mais material nuclear para armas.


Imagem mostra um míssil disparado pelos militares norte-coreanos em foto divulgada pela agência estatal da Coreia do Norte (KCNA) em 14 de março de 2023 — Foto: KCNA via Reuters



A Coreia do Norte acusou os Estados Unidos e a Coreia do Sul de aumentarem a tensão à beira de uma guerra nuclear com os exercícios militares conjuntos envolvendo ativos estratégicos americanos, prometendo responder com “ação ofensiva”, afirmou o veículo estatal KCNA.

A KCNA divulgou um comentário de Choe Ju Hyon, a quem chamou de analista de segurança internacional, criticando os exercícios como “um gatilho para levar a situação na península coreana a ponto de explosão”.

“A imprudente histeria de confronto militar dos EUA e seus seguidores contra a RPDC está levando a situação na península coreana a uma catástrofe irreversível… à beira de uma guerra nuclear”, disse o artigo que usou a sigla do nome oficial da Coreia do Norte, a República Popular Democrática da Coreia.

“Agora a comunidade internacional espera unanimemente que as nuvens negras de uma guerra nuclear pairando sobre a península coreana sejam removidas o mais cedo possível”, acrescentou.

As forças dos EUA e da Coreia do Sul têm realizado uma série de exercícios anuais desde março, incluindo exercícios aéreos e marítimos envolvendo um porta-aviões dos EUA e bombardeiros B-1B e B-52, e seus primeiros exercícios de pouso anfíbio em grande escala em cinco anos.

A Coreia do Norte reagiu furiosamente aos exercícios, chamando-os de ensaio para a invasão.

A Coreia do Norte vem intensificando sua atividade militar nas últimas semanas, revelando novas ogivas nucleares menores, prometendo produzir mais material nuclear para armas e testando o que chamou de drone de ataque subaquático com capacidade nuclear.

No mês passado, o governo norte-coreano testou um míssil balístico intercontinental capaz de atingir qualquer lugar nos EUA, chamando-o de uma resposta aos exercícios.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

presidente-de-taiwan-se-reune-com-presidente-da-camara-dos-deputados-dos-eua;-china-promete-resposta-firme

G1 Mundo

Presidente de Taiwan se reúne com presidente da Câmara dos Deputados dos EUA; China promete resposta firme

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, se reuniu com o presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, do Partido Republicano, nesta quarta-feira (5). O encontro aconteceu na Califórnia, na Biblioteca Presidencial Ronald Reagan, em Simi Valley. "Não estamos isolados e não estamos sós", afirmou a líder taiwanesa ao deputado. "Sua presença e apoio inabalável reafirmam ao povo de Taiwan que não estamos isolados e não estamos sós", […]

today6 de abril de 2023 26

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%