G1 Mundo

Coreia do Norte diz que testou ‘motor de combustível sólido de alta propulsão’ para desenvolver nova arma estratégica

today16 de dezembro de 2022 18

Fundo
share close

A Coreia do Norte disse que testou um “motor de combustível sólido de alta propulsão” para desenvolver uma nova arma estratégica sob a orientação do líder Kim Jong-un, informou a KCNA, agência estatal do país, nesta sexta-feira (16), horário local.

O teste, realizado na quinta-feira (15) no Campo de Lançamentos de Satélites Sohae, comprovou a confiabilidade e estabilidade do motor, fornecendo uma “garantia para o desenvolvimento de outro novo tipo de sistema estratégico de armas”, disse a agência.

A imprensa norte-coreana também informou que Kim tem a expectativa de que outra arma estratégica de um novo tipo seja fabricada no menor espaço de tempo possível.



Qual tecnologia pode estar sendo desenvolvida?

Especialistas dizem que o teste parece ter como objetivo desenvolver um novo míssil balístico intercontinental (ICBM) de combustível sólido, devido ao impulso do motor, que a Coreia do Norte disse ser o primeiro de seu tipo no país. A criação de um ICBM é um dos principais objetivos de Pyongyang.

“Eles podem ser usados ​​para lançamentos surpresa e mostram maior capacidade de sobrevivência contra ataques inimigos, o que significa que a Coreia do Norte está acelerando seu esforço para desenvolver [misseis balísticos intercontinentais] ICBMs mais poderosos e mísseis balísticos lançados por submarinos”, disse Lim Eul-chul, professor de estudos norte-coreanos na Universidade Kyungnam, na Coreia do Sul.

“Não podemos descartar a possibilidade de o Norte testar um ICBM com um novo foguete de combustível sólido no próximo ano”, afirmou.

Outros testes norte-coreanos

A Coreia do Norte realizou um número sem precedentes de testes de mísseis em 2022, incluindo um ICBM capaz de atingir o continente americano, apesar das proibições e sanções internacionais.

Em março, Kim visitou o local de Sohae e pediu a expansão da instalação, que tem sido usada para testar várias tecnologias de mísseis, incluindo motores de foguetes estáticos e veículos de lançamento espacial.

Um novo relatório do Centro de Estudos Internacionais e Estratégicos (CSIS), com sede nos EUA, disse que imagens de satélite comercial mostram a construção do que parece ser um estande de testes de motor horizontal.

O teste acontece enquanto o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Rafael Grossi, está em Seul, na Coreia do Sul, para conversas com autoridades, durante as quais ele prometeu um esforço total para interromper o programa nuclear da norte-coreano.

Uma visão do teste do motor de combustível sólido de alto impulso realizado pela Coreia do Norte — Foto: KCNA via REUTERS

O líder norte-coreano Kim Jong-un inspeciona a configuração de um motor de combustível sólido de alto impulso como parte do desenvolvimento de uma nova arma estratégica — Foto: KCNA via REUTERS

O líder norte-coreano Kim Jong Un orienta um teste de motor de combustível sólido de alto impulso como parte do desenvolvimento de uma nova arma estratégica — Foto: KCNA via REUTERS




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

itamaraty-tera-secretaria-do-clima,-e-brasil-tentara-sediar-cop-30-em-2025,-diz-futuro-chanceler-de-lula

G1 Mundo

Itamaraty terá Secretaria do Clima, e Brasil tentará sediar COP 30 em 2025, diz futuro chanceler de Lula

"A preservação ambiental, e a Amazônia especificamente, é uma prioridade amplamente declarada pelo presidente [Lula], não só na COP 27 mas em todas as suas declarações", disse. "E na política exterior, também será um tema de grande importância. Eu pretendo inclusive criar uma secretaria dentro da estrutura do Ministério das Relações Exteriores que se encarregará de clima, meio ambiente e energia. Para que esses temas sejam tratados de forma conjunta", […]

today16 de dezembro de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%