G1 Mundo

Coreia do Norte diz ter conseguido fotografar bases militares dos EUA com satélite espião

today25 de novembro de 2023 5

Fundo
share close

O líder norte-coreano Kim Jong-un analisou as primeiras fotos tiradas pelo novo satélite espião da Coreia Norte, informou a mídia estatal neste sábado (25). As imagens registraram “regiões-alvo” consideradas importantes pelo país, como Seul e cidades que abrigam bases militares dos EUA.

As fotos analisadas por Kim foram tiradas quando o satélite sobrevoou a península da Coreia na manhã de sexta-feira (24), disse a agência de notícias estatal KCNA.

Kim visitou o Centro de Controle Aeroespacial da Coreia do Norte por duas vezes, entre sexta-feira e sábado.



Além de imagens da Coreia do Norte e de bases miliares dos EUA em cidades da Coreia do Sul, o satélite flagrou o porta-aviões dos EUA Carl Vinson, que está em um porto sul-coreano desde terça-feira, segundo a KCNA.

Durante a visita, Kim também inspecionou fotos da Base Naval de Pearl Harbor e da Base Aérea de Hickam, ambas nos Estados Unidos. As imagens foram feitas enquanto o satélite passava sobre o Havaí, no início deste sábado.

Em um comentário veiculado pela KCNA, a Coreia do Norte criticou os Estados Unidos por fornecerem armas avançadas aos seus “fantoches”, dizendo que até uma pequena faísca na península coreana resultaria em uma guerra nuclear global.

“Os Estados Unidos deveriam refletir sobre as consequências catastróficas decorrentes da oferta de armas às forças fantoches”, disse o regime norte-coreano.

Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão já condenaram o lançamento do satélite, afirmando que o equipamento traz instabilidade para a segurança da região.

Coreia do Norte disse ter lançado satélite espião no dia 21 de novembro de 2023 — Foto: KCNA/Reuters

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

na-presidencia-do-g20,-brasil-criara-forcas-tarefa-para-debater-clima-e-combate-a-fome

G1 Mundo

Na presidência do G20, Brasil criará forças-tarefa para debater clima e combate à fome

"Nós estamos criando duas força-tarefa. Uma contra a fome e a desigualdade, e outra contra a mudança do clima. E vamos lançar também uma iniciativa para a bioeconomia", listou Lula no encontro – o último da "fase preparatória" para a presidência brasileira do G20. O Brasil assume o comando do G20 no próximo dia 1º e ficará 12 meses no posto. O G20 reúne representantes de 19 países, da União […]

today25 de novembro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%