G1 Mundo

Coreia do Sul ameaça suspender acordo militar com Norte após lançamento de balões com lixo

today3 de junho de 2024 15

Fundo
share close

Documento assinado em 2018 pelos dois países tem o objetivo de evitar uma escalada de tensão acidental, especialmente ao longo da frnteira militarizada.


Coreia do Sul recebe balões com lixo e fezes enviados da Coreia do Norte — Foto: Reuters e Reprodução



A Coreia do Sul planeja suspender completamente um acordo militar que assinou com a Coreia do Norte em 2018 depois de, no últimos dias, o regime de Pyongyang enviar centenas de balões com lixo ao país vizinho.

O anúncio foi feito pelo Conselho de Segurança Nacional de Seul.

No ano passado, o governo sul-coreano suspendeu parcialmente o acordo, depois que a Coreia do Norte colocou um satélite espião em órbita.

Agora, o Conselho recomendará ao governo “suspender com todos os efeitos” o Acordo Militar de 19 de setembro, “até o retorno da confiança mútua entre as duas Coreias”.

Coreia do Norte volta a lançar balões carregados de lixo contra Coreia do Sul

Coreia do Norte volta a lançar balões carregados de lixo contra Coreia do Sul

A Coreia do Sul chamou a ação de “irracional” e de “baixa classe”, mas, ao contrário dos recentes lançamentos de mísseis balísticos, o envio de lixo não viola as sanções da ONU contra o governo de Kim.

O acordo militar de 2018, assinado em um período de relações diplomáticas menos complicadas entre os dois países pretende reduzir as tensões na península e evitar uma escalada militar acidental, em particular ao longo da fronteira militarizada.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

nova-presidente-do-mexico-defende-voto-direto-para-eleger-ministros-do-supremo-e-para-juizes;-entenda

G1 Mundo

Nova presidente do México defende voto direto para eleger ministros do Supremo e para juízes; entenda

Além disso, todas as pessoas que atualmente ocupam esses cargos terão que renunciar. A mudança é um desejo do atual presidente atual, Andrés Manuel López Obrador, principal apoiador de Sheinbaum. Ela já deu declarações favoráveis ao projeto de reforma judicial. Em uma entrevista ao “Financial Times”, ao ser perguntada sobre a proposta, respondeu: “O que queremos é mais democracia para o país, e os investimentos serão garantidos”. Ela fez uma […]

today3 de junho de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%