G1 Santos

Corintiano Lula recebe camisa 10 do Santos e fala sobre a possibilidade da venda de terreno da União ao clube

today2 de fevereiro de 2024

Fundo
share close

Antes do evento, em entrevista exclusiva, Lula já havia adiantado que a obra, com investimento estimado em R$ 5,8 bilhões, sairá do papel, mas não foi só isso. Ele também falou sobre negociações com o Santos FC pela venda do terreno onde foi construído o CT Rei Pelé.

“O clube manifestou interesse na compra do imóvel. O governo está aguardando o envio da proposta do Santos”, disse Lula.

O presente entregue pelo mandatário do Santos FC, Marcelo Teixeira, portanto, é simbólico nesse sentido, de reaproximação do clube com o Governo Federal.



O clube, como disse o presidente Lula, já manifestou à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) o interesse na compra do terreno, que usufrui após acordo de cessão em gratuita.

“O Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube ocupa um terreno da União por meio de um contrato de cessão de uso gratuito, firmado em 1997 (foi em 1996), quando o Rei Pelé ainda era Ministro do Esporte. O espaço deveria, originalmente, ser usado para formação de crianças e jovens para a base do Santos e hoje serve ao treinamento dos atletas profissionais do time”.

Assim que eleito, em dezembro de 2023, o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, se reuniu com membros do Governo Federal para discutir a situação do CT Rei Pelé.

O encontro, em Brasília (DF), teve a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do ministro de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Marcio França, e dos deputados Paulo Alexandre Barbosa e Júnior Bozzela, todos santistas.

No começo de 2023, o Santos sob a gestão de Andres Rueda já havia formalizado ao Governo Federal uma proposta de compra do terreno do CT Rei Pelé. Os valores são mantidos em sigilo pelo clube da Vila Belmiro, mas a ideia era arcar com uma parcela mensal e amortizar a dívida com uma porcentagem do dinheiro recebido em transferências internacionais.

Localizado próximo ao estádio da Vila Belmiro, o terreno do CT Rei Pelé pertence à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e foi cedido ao Santos em 1996 sob contrapartidas sociais, como o desenvolvimento de jovens e adolescentes da Baixada Santista e o fomento ao esporte.

No passado, em diversas ocasiões, o Santos deixou de cumprir cláusulas do acordo e correu o risco de perder a cessão do terreno.

Em dezembro de 2022, semanas antes de deixar o Governo Federal, o ex-presidente Jair Bolsonaro assinou a Lei 14.474/2022, alterando o texto da Lei 9.636/1998, e abrindo a possibilidade de compra do terreno da SPU.

Atualmente, o centro de treinamento do Peixe atende as demandas dos times profissionais masculino e feminino, e também treinamentos e jogos das categorias de base.

A estrutura do clube conta com três campos de jogo, hotel, restaurante, vestiários, centro de imprensa, auditório, piscina e salas de musculação e fisioterapia destinada aos atletas do Santos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-abre-inscricoes-para-16a-turma-de-plps

Prefeitura de Guarujá

Guarujá abre inscrições para 16ª turma de PLPs

Interessadas devem se inscrever até 6 de março; as aulas começarão no dia 13 do mesmo mês A Prefeitura de Guarujá abriu inscrições para a 16ª turma do curso de Promotoras Legais Populares (PLPs).  O curso é voltado exclusivamente para as mulheres e as inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de março, com início das aulas no dia 13 do mesmo mês. São 50 vagas ofertadas. A iniciativa é […]

today2 de fevereiro de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%