G1 Santos

Corpo de Pelé é sepultado em cemitério vertical em Santos, SP

today3 de janeiro de 2023 40

Fundo
share close

O corpo de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi sepultado, na tarde desta terça-feira (3), no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, no litoral de São Paulo. A cerimônia foi fechada para 120 familiares e convidados.

O velório do Rei ocorreu no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, com início na segunda-feira (2) às 10h, e foi encerrado nesta terça-feira (3), no mesmo horário.

Além deles, o presidente Lula também compareceu ao velório, na manhã desta terça-feira, acompanhado de Janja, a primeira-dama. A esposa de Pelé, Marcia Aoki, e os filhos do ídolo, Joshua Arantes, Edinho, Flavia e Kelly Nascimento, estiveram presentes ao longo dos dois dias de cerimônia.



O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, cumprimenta Marcia Aoki durante o segundo dia de velório do Rei do futebol na Vila Belmiro, em Santos, no litoral de SP, nesta terça-feira (3 — Foto: Nelson Almeida/AFP

O ex-jogador Edinho, filho de Pelé, se despede do pai durante velório na Vila Belmiro, no dia 3 de janeiro de 2023 — Foto: Carla Carniel/Reuters

O velório para o público foi encerrado às 9h30. O caixão foi coberto com uma bandeira do Brasil e saiu da Vila Belmiro por volta das 10h25. O cortejo foi feito em um carro do Corpo de Bombeiros.

Primeiro, o cortejo seguiu pelo Canal 2, passou pela orla da praia de Santos e seguiu até o Canal 6, onde passou em frente à casa da mãe do Rei, Dona Celeste, de 100 anos, que não fez uma aparição pública por estar debilitada.

Cortejo passa em frente a praia, em Santos — Foto: g1

Por todo o caminho, milhares de moradores se posicionaram pelas ruas do cortejo para aplaudir o eterno Rei do Futebol. Em muitos momentos, por conta da aglomeração, o caminhão do Corpo de Bombeiros encontrou dificuldade para seguir e precisou parar por alguns momentos.

Após a passagem pela casa de Dona Celeste, o cortejo com o corpo de Pelé seguiu até o cemitério Memorial Necrópole Ecumênica, que fica perto da Vila Belmiro, para a despedida final dos familiares e o sepultamento de Edson Arantes do Nascimento.

Multidão faz oração na janela do quarto de Dona Celeste, mãe de Pelé — Foto: Matheus Tagé / G1

O sepultamento do corpo de Pelé ocorreu por volta das 14h em um mausoléu do Memorial. Conforme apurado pelo g1 no último domingo (1º), a decisão de que o Rei do Futebol fosse enterrado nesse espaço ocorreu após um acordo entre o cemitério e a família de Pelé.

Até então, Pelé seria enterrado por escolha própria no nono andar da construção vertical, que tem vista para a Vila Belmiro. O número do andar também se tratava de uma homenagem ao pai dele, que usava a camisa 9 nos tempos de jogador.

Segundo a assessoria de imprensa do Memorial, a mudança de andar aconteceu por conta da logística para o acesso ao mausoléu. O cemitério acrescentou que o espaço será aberto ao público no futuro, embora não haja previsão divulgada.

Pelé comprou lóculo em Santos, SP, há mais de 20 anos — Foto: Divulgação

Pelé estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro, onde tratava de um tumor no cólon.

O quadro sofreu agravamento no dia 21 de dezembro, quando o boletim médico indicava “progressão oncológica”, com necessidades de cuidados para as funções renais e cardíacas.

Veja mais fotos da despedida a Pelé:

Corpo de Pelé chega a cemitério vertical em Santos — Foto: Andre Penner/AP

Cortejo com o corpo de Pelé deixa a Vila Belmiro nesta terça-feira (3). — Foto: Marcelo Chello/AP

Caixão com corpo de Pelé é carregado na chegada a cemitério em Santos, nesta terça-feira (31). — Foto: Matias Delacroix/AP

Fã acena durante cortejo de Pelé em Santos. — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Multidão faz oração na janela do quarto de Dona Celeste, mãe de Pelé. — Foto: Diego Vara/Reuters




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

funeral-de-pele:-como-funciona-o-sepultamento-em-cemiterio-vertical

G1 Santos

Funeral de Pelé: como funciona o sepultamento em cemitério vertical

A área para o lendário ex-jogador brasileiro na necrópole existe desde 2003 — Pelé já pensava onde seria seu descanso final e comprou um memorial para seu enterro. O fundador do cemitério, o argentino José Salomon Altstut, o Pepe Altstut, era amigo do rei do futebol e morreu em 2021. Segundo o diretor do cemitério, Evans Edelstein, o memorial de Pelé é bem maior do que a média dos memoriais […]

today3 de janeiro de 2023 30

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%