G1 Santos

Funeral de Pelé: como funciona o sepultamento em cemitério vertical

today3 de janeiro de 2023 26

Fundo
share close

A área para o lendário ex-jogador brasileiro na necrópole existe desde 2003 — Pelé já pensava onde seria seu descanso final e comprou um memorial para seu enterro. O fundador do cemitério, o argentino José Salomon Altstut, o Pepe Altstut, era amigo do rei do futebol e morreu em 2021.

Segundo o diretor do cemitério, Evans Edelstein, o memorial de Pelé é bem maior do que a média dos memoriais — foi construída praticamente toda uma ala voltada para o ex-jogador.

A família ainda vai definir quando a área ficará aberta para visitação do público, diz Edelstein.



Como funcionam os cemitérios verticais

O memorial de Santos foi o primeiro cemitério vertical da América Latina: existe desde 1983. Mas a ideia de enterro vertical ainda é novidade para muitas pessoas.

Inovações costumam ter uma introdução lenta no setor funerário, onde o público tende a aderir a formatos mais tradicionais.

O cemitério vertical de Santos tem três tipos de sepultamentos possíveis.

Os memoriais são áreas mais amplas, onde o corpo fica em um espaço selado, e parentes e pessoas próximas têm um espaço exclusivo para homenagens.

Há também os lóculos, que são túmulos menores enfileirados lado a lado e verticalmente em uma parede, onde também é possível fazer visitação e deixar flores.

Famílias que escolhem pela cremação têm a possibilidade de deixar a urna com as cinzas em um espaço chamado cinério.

Famílias podem deixar homenagens e flores nos túmulos — Foto: Memorial Necrópole Ecumênica/Divulgação

Tanto nos lóculos quanto nos memoriais, os corpos ficam em uma câmara lacrada, onde ocorre a decomposição.

“Tem toda uma tecnologia por trás, mas é como se fosse em um cemitério normal. A câmara é lacrada, não tem cheiro, não tem bichinho”, explica Edelstein.

Os líquidos provenientes da decomposição são colhidos por tubos especiais e descartados adequadamente.

No Brasil, uma resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) já determina que, mesmo em cemitérios tradicionais, o líquido da decomposição seja tratado para que não contamine o solo.

Na prática, no entanto, nem sempre isso acontece, pois os cemitérios mais antigos não foram instalados com a tecnologia necessária.

Pelé escolheu ele próprio seu local de sepultamento — Foto: Memorial Necrópole Ecumênica/Divulgação

Diamante com fio de cabelo

O prédio do cemitério vertical começou com dez andares e foi crescendo: hoje tem 17 mil lóculos.

O grupo de funerárias também oferece um serviço de transformar o cabelo do ente querido em um diamante — através de um processo químico que altera a estrutura da cadeia de carbono.

O processo é feito no exterior e todo filmado. Demora de três a quatro meses.

Pepe Altstut, o fundador do cemitério, explicou em uma entrevista de 2016 que a primeira experiência com a técnica foi realizada com o cabelo do próprio Pelé.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mil-toneladas-de-lixo-sao-retiradas-das-praias-apos-virada 

Prefeitura de Guarujá

Mil toneladas de lixo são retiradas das praias após virada 

No dia da virada, a Prefeitura intensificou a limpeza nas praias, por meio de um esquema especial; no total, 430 trabalhadores atuaram com rastelam manual na faixa de areia e varrição dos calçadões; e na coleta de resíduos O ano de 2023 começou com a retirada de cerca de mil toneladas de lixo das praias de Guarujá, recolhidos na faixa de areia, calçadões e bairros no entorno das orlas. Nesta virada de […]

today3 de janeiro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%