G1 Mundo

Corpo é encontrado preso a barreira de boias na fronteira do México com os EUA

today3 de agosto de 2023 4

Fundo
share close

Barreira flutuante foi instalada pelo governo do Texas para dificultar a passagem de imigrantes. Boias se tornaram alvo de polêmicas e marcam crise interna nos Estados Unidos.


Patrulhamento de agentes de segurança do Texas no Rio Grande, ao lado de barreira flutuante, em 29 de julho de 2023 — Foto: REUTERS/Adrees Latif/



Um corpo foi encontrado preso a uma barreira de boias que foi instalada na fronteira entre o México e os Estados Unidos, informou o Ministério das Relações Exteriores mexicano nesta quarta-feira (2).

A barreira flutuante foi instalada no Rio Grande pelo governo do Texas, com o objetivo de dificultar a entrada de imigrantes nos Estados Unidos. A travessia na região é muito comum por quem tenta chegar ao país.

O governo do México disse que está trabalhando para identificar o corpo encontrado e descobrir a causa da morte. As autoridades mexicanas também afirmaram estarem preocupadas com a situação.

“Estamos preocupados com o impacto sobre os direitos humanos e a segurança pessoal dos migrantes que essas políticas estatais podem ter, já que vão na direção oposta à estreita colaboração”, disse em comunicado.

A barreira flutuante está no Rio Grande desde o mês passado e tem cerca de 300 metros de extensão.

Após a instalação das boias, o México enviou duas cartas diplomáticas aos Estados Unidos alertando para uma possível violação de um tratado de água ao qual os dois países fazem parte.

O próprio Departamento de Justiça dos EUA também se posicionou de forma contrária à barreira e processou o estado do Texas, argumentando que as boias representam ameaças à navegação e segurança pública.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lula-critica-fmi-e-diz-que-brasil-fez-‘tudo-que-podia-fazer’-para-mediar-divida-externa-da-argentina

G1 Mundo

Lula critica FMI e diz que Brasil fez ‘tudo que podia fazer’ para mediar dívida externa da Argentina

Argentina fechou acordo com FMI na sexta para renegociar dívida bilionária. Lula disse que entidade deveria ter 'um pouco de paciência', mas evitou comentar disputa presidencial argentina. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quarta-feira (2) a atuação do Fundo Monetário Internacional (FMI) na gestão da dívida externa da Argentina. O atual presidente argentino, Alberto Fernández, é aliado de Lula. "Eu às vezes fico preocupado de saber […]

today3 de agosto de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%