G1 Santos

Costa Filho diz que trabalhará pela não privatização do Porto de Santos; Fufuca afirma que qualidade do esporte no país é ‘quase zero’

today13 de setembro de 2023 5

Fundo
share close

Costa Filho, que assumiu a pasta de Portos e Aeroportos, afirmou ter o “desejo” de trabalhar pela “não privatização” do Porto de Santos, o maior da América do Sul.

Já André Fufuca afirmou que terá “desafios” à frente do Ministério do Esporte e disse que a qualidade do esporte no Brasil é “quase zero”.

Lula deu posse aos novos ministros em uma cerimônia fechada à imprensa. Márcio França, que era o titular de Portos e Aeroportos, assumiu a nova pasta do Empreendedorismo. Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), participou do evento.



Na entrevista, Silvio Costa Filho afirmou que a ideia é não desestatizar o porto localizado no litoral de São Paulo, mas que conversará com o setor produtivo sobre o tema.

“O Porto de Santos, o nosso desejo é de trabalhar pela não privatização, mas vamos dialogar com o setor produtivo”, declarou o novo ministro.

O novo ministro disse que conversará com os gestores do porto, com os trabalhadores e com as empresas que atuam no local. Ele lembrou que o Novo PAC prevê a construção de um túnel entre Santos e Guarujá.

O presidente Lula é contra a privatização do porto, mesma posição do ex-ministro de Portos Aeroportos Márcio França, que nesta quarta tomou posse no novo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

A pasta chefiada por França foi criada em um arranjo feito por Lula para levar para o governo o Republicanos e o PP – partidos do Centrão que apoiaram o governo Bolsonaro e fizeram parte da coligação do ex-presidente na eleição de 2022, vencida por Lula.

Na entrevista que concedeu nesta quarta, Silvio Costa Filho também afirmou que pretende lançar em breve o programa Voa Brasil, idealizado por Márcio França, que terá o objetivo de baratear passagens aéreas para alguns grupos de pessoas, como aposentados.

“Hoje à noite, já temos reunião com ministros Minas e Energia e Turismo para trabalhar com companhias aéreas para buscar redução dos preços das passagens. Importante para aposentados, o Voa Brasil é um projeto que em breve queremos apresentar”, concluiu.

André Fufuca exibe termo de posse como ministro do Esporte, em cerimônia fechada no Palácio do Planalto. Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), participou do evento — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Qualidade ‘quase zero’ do Esporte

Ao lado de Silvio Costa Filho e Márcio França, André Fufuca também conversou com jornalistas. Ele afirmou que terá um “duplo desafio” à frente do Ministério do Esporte.

“Primeiro desafio que tenho é o de assumir o Ministério do Esporte, à frente da ministra Ana Moser, uma pessoa que dispensa apresentações, um personagem histórico do esporte nacional e que eu tenho certeza de que terei de me desdobrar muito para poder fazer com que seus sonhos, seu trabalho e suas realizações se perpetuem”, declarou.

A demissão da medalhista olímpica Ana Moser, que não é filiada a partido político, foi definida para permitir a entrada dos novos ministros do Centrão no governo.

Na sequência, o novo ministro afirmou que o país precisa “avançar” no desenvolvimento do esporte.

“Não podemos falar de uma revolução esportiva no momento em que temos um esporte de qualidade quase zero no país. Temos muito a avançar, muito a crescer. E tenham certeza de que aqui tem um jovem com disposição, com vontade de trabalhar e humildade para que possa crescer junto com todos o esporte nacional brasileiro”, declarou Fufuca.

Deslocado de Portos e Aeroportos para o Ministério do Empreendedorismo, Márcio França afirmou que ainda não está definida a estrutura final da pasta recém-criada.

França se confundiu ao citar o nome da pasta que assumiu, que foi batizada de Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

“No final acho que nem entrou micro, entrou pequenas e médias empresas. O presidente relembrou que essas empresas hoje têm mais de 50% do PIB, que têm muita dificuldade para financiamento, que as pessoas não têm onde recorrer”, disse.

Segundo França, ainda será definido se o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) será transferido para a nova pasta ou se permanecerá no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quadrilha-e-presa-apos-roubar-joalheria-e-render-funcionarios-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Quadrilha é presa após roubar joalheria e render funcionários no litoral de SP; VÍDEO

Uma quadrilha de dez integrantes foi presa após roubar uma joalheria em Bertioga, no litoral de São Paulo. Imagens de câmeras de monitoramento da loja, obtidas pelo g1 nesta quarta-feira (13), mostram quando os criminosos rendem funcionários e escondem os itens, como joias, relógios e celulares, em mochilas (assista acima). O estabelecimento fica na Avenida Anchieta, no Centro. A quadrilha invadiu o local por volta das 17h40 desta terça-feira (12) […]

today13 de setembro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%