G1 Santos

Criada há mais de 50 anos por um português, pizza de champignon é famosa por combinar cogumelos e salame; veja a história

today7 de julho de 2023 9

Fundo
share close

A pizza nasceu por acaso, na década de 70. Um grupo de estudantes da faculdade de Medicina de Santos costumava se reunir na Cantina Liliana, localizada na avenida Ana Costa, pelo menos uma vez por semana. Em uma certa noite, um deles propôs o desafio de criar uma pizza diferente de tudo que havia no cardápio.

Para atender o pedido dos clientes, o garçom Américo Carreira Vieira resolveu juntar ingredientes de dois pratos muito pedidos na casa: o estrogonofe e o coquetel de camarão. Ele usou o champignon de uma receita e o molho rosé da outra. Para incrementar, adicionou muçarela e salame. Desse jeito, Américo criou a pizza de champignon mais famosa da cidade.

“A notícia se espalhou na faculdade. E, o pessoal vinha [até o restaurante] e pedia a pizza da faculdade. Até que com o tempo foi se lembrando como a pizza de champignon”, conta ele.



Garçons viraram sócios de restaurante em Santos, no litoral de São Paulo, após casal italiano voltar para a terra natal — Foto: Arquivo Pessoal

Américo explicou para o g1 alguns detalhes da receita. A massa leva farinha de trigo, fermento, manteiga, azeite, água e açúcar. Com a massa pronta, vem o molho de tomate, com óleo, sal e orégano. Depois, as fatias de queijo muçarela e as rodelas de salame.

Por fim, o famoso creme de champignon. Os cogumelos são preparados na panela com creme de leite, leite, catchup e conhaque. O molho é derramado bem quentinho em cima do queijo, o que deixa a pizza ainda mais cremosa e saborosa. “Ela não tem grande segredo, é um bom material, bom creme, bom champignon, salame bom e temperatura ideal do forno pra dar aquele toque final da pizza”, diz.

Pizza de champignon do Babbo Américo é uma das mais famosas de Santos, SP — Foto: Mariane Rossi/g1

Depois da criação dessa receita, Américo passou de garçom à proprietário. O português, que saiu aos 15 anos da cidade de Batalha, em Portugal, foi trabalhar na Cantina Liliana aos 1962. Na época, os proprietários eram os italianos Dona Liliana e o marido Carlo Gonelli. Após três anos, eles decidiram voltar para a Itália e venderam o restaurante para Américo e outros dois garçons.

Com o falecimento dos sócios, a parceria entre as famílias foi encerrada em 2014. A família de um deles adquiriu a marca Cantina Liliana e abriu um restaurante em outro endereço. Américo ficou com a casa, que passou a se chamar Cantina Babbo Américo, uma homenagem à ele, que sempre apreciou a culinária italiana. Junto com os dois filhos, ele passou a comandar o estabelecimento.

Já da receita da pizza, ao longo dos anos, se transformou na marca registrada da cantina e já foi replicada em outros lugares do Brasil. “É a nossa mais famosa, quase 40% a 50% das vendas é da pizza de champignon”, explica Américo Júnior, filho do dono.

Pizza de champignon do Babbo Américo é uma das mais famosas de Santos, SP — Foto: Mariane Rossi/g1

Para ele, a mistura de sabores é o que faz ela ser a favorita de muitos clientes. “Tem aquele toque levemente adocicado do molho, com o champignon e, vem o salame dando um salgado junto com o queijo, que dá a gordura para conduzir o sabor”, comenta Junior.

Já Babbo, como é chamado por muita gente, fica orgulhoso da criação. Ele conta que muitas pessoas vêm até o restaurante apenas para comer essa pizza. No salão, a reportagem viu muitos pedidos dessa redonda grande e bem recheada. “Sucesso, realmente. Ela veio, convenceu, agradou e continua agradando as pessoas mais exigentes, porque é uma pizza diferenciada”, diz Américo.

Júnior fala que o pai sempre teve o hábito de entrar na cozinha e criar receitas diferentes, mesmo sendo garçom. E, ele tem esse mesmo jeito do pai, na expectativa de inventar novos produtos. Além disso, ele conta que o pai sempre teve o dom e a satisfação de receber bem todos os clientes. E, aliar isso a uma boa pizza é a receita certa para o sucesso.

Américo comanda o restaurante junto com o filho Américo Júnior em Santos, SP — Foto: Danilo Santos

“A pizza é mais do que uma comida, é um momento de reunir os amigos, até porque é um prato coletivo. Tanto no delivery como no salão. Acho que faz parte da história de toda a família, de todo o brasileiro, a pizza está dentro. Tem momentos com pizza que marcaram a gente”, fala Júnior.

“A gente fica contente, quem não gosta de um elogio. É agradável. Tem crianças que eu colocava no caldeirão e, hoje, já são avós. São mais de 50 anos nessa mesma atividade, é claro que isso nos surpreende”, comenta Américo.

Pizza de champignon do Babbo Américo é uma das mais famosas de Santos, SP — Foto: Mariane Rossi/g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

suspeito-de-disparar-e-matar-pm-aposentado-com-tiro-na-cabeca-e-preso-saindo-da-balada-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Suspeito de disparar e matar PM aposentado com tiro na cabeça é preso saindo da balada no litoral de SP

Vítima morreu após um mês internada em São Vicente (SP). Suspeito de atirar na cabeça de policial é preso em saída de balada no litoral de SP — Foto: Reprodução Marcus Vinicius da Silva Albuquerque, de 21 anos, suspeito de atirar e matar em um policial militar aposentado durante um assalto em uma peixaria de São Vicente, no litoral de São Paulo, foi preso na madrugada desta sexta-feira (7), enquanto […]

today7 de julho de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%