Prefeitura de Guarujá

Crianças de Guarujá ajudam no plantio e colheita de horta orgânica

today17 de setembro de 2022 50

Fundo
share close

Intuito é possibilitar a proximidade das crianças com alimentos mais saudáveis, ensinando a importância do orgânico e mostrando o cuidado com a natureza através da educação ambiental

Favorecer o contato dos alunos com a natureza é um dos objetivos da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc). No Núcleo de Educação Infantil Conveniada (NEIC) Vida e Paz (Rua Antônio Correa, 231 – Vila Lígia), essa é uma realidade. Lá, desde julho, os alunos contam com uma horta orgânica, de modo que as próprias crianças são responsáveis por plantar, regar e colher, inclusive com a participação dos pais e funcionários da Unidade.

Na prática, as sementes são plantadas na horta no ‘Berçário das Hortaliças’, em que as mudas crescem até certo tamanho, para que possam ser removidas com todo cuidado para o canteiro principal da escola. O Projeto conta com dez canteiros de cultivo, com terra totalmente orgânica e cada sala do Neic (do infantil I ao III) é responsável por uma parte da horta.

Segundo a diretora pedagógica do Neic, Josilene Soares “quando os pais vêm buscá-los, eles querem ir correndo mostrar o que plantaram e aprenderam sobre os alimentos orgânicos e o cuidado com a natureza. Todos cheios de orgulho da atividade”, conta.

Após várias tentativas, foi somente com as orientações da paisagista Rosemeire Silva, da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que se tornou possível a primeira poda da horta. As crianças do Neic Vida e Paz puderam colher junto de suas famílias, as alfaces orgânicas que estavam prontas para fazerem parte de uma alimentação mais saudável.



“É muito bacana a iniciativa em que as crianças plantam, regam e colhem. Tem ajudado bastante na alimentação do meu filho, pois percebo que ele tem comido mais salada, e até pede nas refeições”, conta a mãe do pequeno Lucca, do infantil I, Jéssica do Reis.

A horta possui diversas árvores frutíferas como: pitanga, limão galego, laranjas, jabuticabas. Além de mandioca, capim cidreira, boldo, cebolinha, beterraba, alface, quiabo, repolho, couve e um abundante canteiro de hortelãs.

A iniciativa faz parte do Projeto Educação Acolhedora, formado por três pilares: Educação Ambiental, Educação Inclusiva e Educação Formadora. Com isso, dentro de cada base estrutural, os pais, que participam do núcleo do Programa ‘Cinco Básicos’, são incluídos nas atividades realizadas pelo Neic Vida e Paz após orientações e parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA), a fim de fortalecer as relações entre família e escola.

Cinco Básicos – Movimento que estimula as famílias na promoção do desenvolvimento infantil, por meio da interação de qualidade entre adultos e crianças. O ‘Cinco Básicos’ está filiado à The Basics Learning Network, organização sem fins lucrativos, que foi incubada na Achievement Gap Initiative da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O movimento é organizado ao redor de cinco princípios que resumem pontos centrais da ciência sobre o desenvolvimento na primeira infância: 1- Dar muito amor e controlar o estresse; 2- Falar, cantar e apontar; 3- Contar, agrupar e comparar; 4- Explorar através do movimento e da brincadeira e 5- Ler e discutir histórias.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cidades-da-baixada-santista-realizam-mutiroes-para-o-dia-mundial-de-limpeza-de-rios-e-praias-neste-sabado

G1 Santos

Cidades da Baixada Santista realizam mutirões para o Dia Mundial de Limpeza de rios e praias neste sábado

Seis cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, realizam mutirões de limpeza e educação ambiental para celebrar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, comemorado neste sábado (17). São Vicente e Peruíbe cancelaram o evento por conta da chuva, e Bertioga não se posicionou até a última atualização da reportagem. (Confira a programação abaixo). A data, alusiva ao movimento internacional World Clean Up Day [Dia Mundial […]

today17 de setembro de 2022 50

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%