Prefeitura de Guarujá

Crianças de Guarujá conhecem cultura dos povos indígenas do Acre

today20 de setembro de 2022 56

Fundo
share close

Com idade entre 16 e 21 anos, os jovens índios estiveram na creche e também no Restaurante Popular do Santo Antônio

Um dia repleto de descobertas para a primeira infância de Guarujá. Foi assim a tarde do último dia 16, quando indígenas do Acre estiveram na Cidade para visitar as 126 crianças do Núcleo de Educação Infantil Conveniado (Neic) Celso Silvério Ferreira, no Jardim Las Palmas.

Com idade entre 16 e 21 anos, os jovens Yawa Tume Shanenawa, Kuwaukoni Shanenawa e Aro Kamanawa, integram a primeira comitiva indígena em Guarujá, aonde vieram para promover uma imersão cultural entre os pequenos da rede municipal de ensino. A visita contou com a participação de técnicos da Secretaria de Educação (Seduc).

O trio de indígenas pertence às aldeias Nova Vida e Samauma, ambas situadas na cidade de Feijó, estado do Acre, e que reúne os povos Shanenawa e Noke Koi. Eles estão há três meses percorrendo diversas regiões do País na divulgação da cultura indígena e xamânica.

Enaltecendo a musicalidade, os índios mostraram instrumentos, cocares, pinturas, acessórios, artesanato, entre outros objetos. Suas canções convidavam a todos para cantar e dançar destacando que a vida é uma festa. Na ocasião, eles apresentaram, inclusive, uma espécie de tambor, que na linguagem indígena é conhecido como djembe.



A índia Yawa disse se sentir muito feliz por estar entre as crianças. “Estamos aqui para apresentar um pouco da nossa cultura, trazer consciência e ensinar que temos que preservar a nossa natureza, pois ela é o nosso coração. E as crianças são o futuro do Brasil”, contou.

As crianças do berçário do Núcleo foram os primeiros espectadores mirins a ver os indígenas bem de perto e ficaram encantados com a apresentação. A pintura no rosto dos índios chamava a atenção. A maioria das crianças interagia com o trio ao balançar um chocalho confeccionado com pequenas garrafas pet, onde dentro havia grãos de pipoca ou de arroz fazendo um som que encorpava a canção.

Todas as demais turmas, do infantil I ao III puderam acompanhar a apresentação dos jovens do Acre. Algumas delas até dançaram e cantaram uma música em homenagem a visita tão especial. Antes, as professoras perguntavam qual criança já tinha visto um índio de perto, e a resposta de parte dos pequenos foi de que já os conheciam da floresta.

Para a diretora do Neic, Adriana Richalski, esta foi uma experiência única que ficará para sempre guardada na memória destas crianças. “Eles ficaram bastante surpresos, gostaram dessa integração com a música, pois é um mundo novo para eles. E a musicalidade na educação infantil é uma ação muito importante, ainda mais na rotina diária”.

Restaurante Popular – Os índios aproveitaram a ocasião e na segunda-feira (19) também visitaram o Restaurante Popular do bairro Santo Antonio, onde realizaram apresentação aos usuários do serviço.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

clube-atletico-santista-e-demolido-apos-acidente-que-deixou-tres-feridos-em-santos,-sp;-video

G1 Santos

Clube Atlético Santista é demolido após acidente que deixou três feridos em Santos, SP; VÍDEO

No dia 8 de agosto deste ano, o telhado do clube desabou e feriu três pessoas que trabalhavam no local. Vídeo mostra clube de esportes sendo demolido em Santos, SP O Clube Atlético Santista, em Santos, no litoral de São Paulo, passa por obras de demolição após o telhado do local desabar em agosto deste ano. Segundo o clube, as obras devem ser finalizadas até quarta-feira (21). O antigo centro […]

today20 de setembro de 2022 37

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%