G1 Santos

Cubatão inaugura central de monitoramento por câmeras com 230 equipamentos

today19 de dezembro de 2023

Fundo
share close

A Prefeitura de Cubatão (SP) inaugurou a primeira central de monitoramento por câmeras da cidade. Instalado no prédio da Guarda Civil Municipal (GCM), o Centro Operacional de Cubatão (COC) já está em operação com imagens das 230 câmeras instaladas nas primeiras vias e prédios públicos do município. Os equipamentos funcionam por meio de fibra ótica para garantir melhor qualidade e rapidez na transmissão das imagens.

O local funcionará por 24h e, em nota, a prefeitura informou que o objetivo é oferecer mais segurança às pessoas, inibir a criminalidade e colaborar com autoridades policiais. Além das câmeras que já estão em operação, uma nova licitação está em curso para adquirir outros mil equipamentos.

Segundo a administração municipal, o COC também vai colaborar para a elaboração de estratégias para gestão de crime e ações de força-tarefa. Por isso, uma sala de reuniões foi instalada ao lado do COC com vidro para visualização da central.



A central, inaugurada na segunda-feira (18), conta com um sistema que conta ainda com imagens compartilhadas junto à Ecovias, indústrias, Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e câmeras de particulares, da própria comunidade, por meio do projeto ‘Segurança Solidária’.

O projeto possui softwares que auxiliam no trabalho de prevenção e policiamento ostensivo, como a identificação de placas de veículos interligado ao banco de dados da polícia e disparo de alarme de ações não previstas em horários diferenciados.

O Centro Operacional de Cubatão é fruto de um termo de ajustamento de conduta (TAC) junto à empresa Cesari e o investimento é de R$ 3 milhões. Segundo a prefeitura, a definição do projeto foi indicado pelo Ministério Público.

“A Central foi concebida de maneira que permita que o projeto avance, com novos equipamentos”, afirmou promotora de justiça de Cubatão Thaísa Monteiro, em nota divulgada pela administração municipal.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

anti-israel:-o-negacionismo-apos-o-massacre-de-7-de-outubro

Pleno News

Anti-Israel: O negacionismo após o massacre de 7 de outubro

Lawrence Maximo - 19/12/2023 16h08 Fotos de reféns do Hamas em muro na cidade de Tel Aviv Foto: EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON Desde 7 de outubro de 2023, houve um aumento no antissemitismo em todo o mundo. Provavelmente, os incidentes antissemitas continuem a aumentar. Muitas manifestações de solidariedade aos palestinos demonstraram sentimento anti-Israel e apoio ao Hamas. Quando a violência está no noticiário, é importante ficar atento aos vieses que estão […]

today19 de dezembro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%