G1 Santos

Da garrafa térmica à cafeteria: jovem começa a vender café e descobre veia empreendedora

today1 de outubro de 2023 10

Fundo
share close

Coração, alma, força e entendimento. Juntas, as primeiras letras das palavras do versículo ‘Lucas 10:27’ da Bíblia resultam em café. Tanto o lema quanto o próprio café dão significado, sustento e alimentam os sonhos do empreendedor Ruan Lizardo, de 26 anos. Ao g1, o jovem de Guarujá, no litoral de São Paulo, contou que estava desempregado quando começou a vender a bebida. O negócio decolou, ele trancou a faculdade e abriu uma cafeteria móvel em Vicente de Carvalho.

Apesar do sucesso, para ele, esse é só o começo. “A Praça 14 Bis é em homenagem ao primeiro avião do Santos Dumont. Eu tenho focado que a minha garrafa e minha cestinha com café são o meu 14 Bis, o meu primeiro avião”, afirmou Ruan, que preferiu não contar quais serão os próximos passos.

Ruan é formado em Química, Tecnologia da Automação e Instrumentação Industrial. Apesar disso, já tentou trabalhar como inspetor no Porto de Santos (SP), indústria, laboratório, animador de festa infantil e recepcionista. O jovem contou que não se encaixava em nenhuma das escolhas, mas precisava trabalhar e, ao mesmo tempo, começou a cursar Administração.



Na sala de aula, o barista e modelo decidiu aplicar o que aprendeu no jiu-jítsu: Observar o ambiente para tirar proveito. Ruan percebeu que as pessoas chegavam muito cansadas e decidiu levar café para tentar vender. De acordo com ele, finalmente encontrou o que gostava de fazer e até o rendimento dos alunos melhoraram.

Ruan Lizardo fica de 8 a 10 horas vendendo café e afirmou que não tem tempo ruim para a bebida — Foto: Arquivo Pessoal

Com o passar do tempo, os alunos de outras salas passaram a comprar o café. Com isso, Ruan viu uma oportunidade de empreender e decidiu colocar as garrafas em uma cestinha para vender na rua. Em menos de um ano, o barista comprou uma cafeteria móvel.

O Dia Internacional do Café é comemorado neste domingo (1), Ruan, que fica de 8 a 10 horas vendendo a bebida, afirmou que não tem tempo ruim.

“As pessoas tomam café de madrugada, em qualquer horário. O brasileiro gosta de café. A temperatura do dia também não importa”, disse.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

congresso-dos-eua-aprova-projeto-orcamentario-que-evita-paralisacao-dos-servicos-publicos

G1 Mundo

Congresso dos EUA aprova projeto orçamentário que evita paralisação dos serviços públicos

Na Câmara dos Deputados, a medida foi aprovada com 335 votos a favor e 91 votos contrários, com mais apoio de parlamentares do partido Democrata, o mesmo do presidente Joe Biden. O Senado, com maioria democrata, teve 9 votos contra e 88 a favor da medida que evita o quarto "bloqueio" parcial do governo federal dos EUA em uma década. O texto não inclui a verba que o governo pretendia […]

today1 de outubro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%