G1 Mundo

Dalai Lama: entenda o que é o título e como líder é escolhido

today11 de abril de 2023 39

Fundo
share close

Na função há 83 anos, Tenzin foi o 14º designado para o posto de Dalai Lama: em 1937, quando tinha 2 anos de idade, monges tibetanos reconheceram-no como a reencarnação do 13º Dalai Lama, Thubten Gyatso.

Em 1940, Tenzin assumiu o trono. Uma década mais tarde, quando tinha 15 anos de idade, viu a China invadir o Tibete. Finalmente, em 1959, após a Revolta Tibetana contra o Partido Comunista chinês, o Dalai Lama se exilou no norte da Índia, onde vive até hoje, no subúrbio de Dharamsala.

Em meio a essa disputa geopolítica, o Tibete jamais chegou a ser reconhecido internacionalmente como independente. A região é considerada uma província politicamente submissa à China.



Até 2011, o Dalai Lama, ainda que em exílio, era considerado chefe de Estado do Tibete. Em março daquele ano, no entanto, Tenzin anunciou que encerraria o papel político dos dalai-lamas, transferindo a função a uma liderança eleita por tibetanos.

Na época, o parlamento local aprovou mudanças na Constituição que transferiram ao primeiro-ministro poderes anteriormente atribuídos ao Dalai Lama.

Em 2014, em entrevista à BBC, Tenzin defendeu a alteração.

“O budismo tibetano não depende de um indivíduo. Há uma organização, com monges muito capazes”, afirmou, na época.

O futuro do título de Dalai Lama ainda está em aberto. O que se sabe é que, quando completar 90 anos, em 2025, Tenzin pretende avaliar e consultar lideranças do budismo tibetano sobre a continuidade da instituição.

Vídeo mostra Dalai Lama tentando encostar língua em rosto de menino

Vídeo mostra Dalai Lama tentando encostar língua em rosto de menino

Aos 4 anos, Tenzin Gyatso separou-se de sua família (seus pais eram agricultores), para começar sua preparação. Passou, então, a morar no Palácio de Potala, situado na montanha Hongsham, em Lhasa, capital do Tibete.

Aos 6, iniciou um rigoroso processo de educação, que previa aulas de filosofia budista, arte, cultura tibetana, gramática, inglês, astrologia, geografia, medicina, poesia, música, teatro e matemática, entre outras áreas.

Como líder espiritual e político, Dalai Lama Tenzin Gyatso:

  • visitou diversos países e esteve com outros líderes religiosos, como Papa Paulo VI e João Paulo II;
  • recebeu prêmios internacionais e deu palestras em diversas partes do mundo sobre paz e budismo;
  • recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1989, em reconhecimento à sua campanha pacifista para acabar com a dominação chinesa no Tibete;
  • recebeu da Universidade de Seattle o título de doutor honoris causa, em reconhecimento ao trabalho em difundir a filosofia budista e por seus esforços em busca dos direitos humanos e da paz mundial;
  • e lançou mais de 100 livros.

Dalai Lama, que aparece ao lado do prefeito de Roma Ignazio Marino, está na Itália para participar de encontro com os vencedores do prêmio Nobel da Paz — Foto: AP Photo/Alessandra Tarantino

Abaixo, veja trecho de entrevista concedida pelo Dalai Lama em 2006:

25 anos de GloboNews: reveja entrevista de André Trigueiro com Dalai Lama

25 anos de GloboNews: reveja entrevista de André Trigueiro com Dalai Lama




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

governo-dos-eua-diz-que-jornalista-americano-preso-na-russia-e-refem

G1 Mundo

Governo dos EUA diz que jornalista americano preso na Rússia é refém

O repórter do “Wall Street Journal” Evan Gershkovich foi preso na Rússia em 30 de março sob a acusação de ele ter levantado informações sobre uma empresa de defesa russa que eram segredos de Estado. Nesta segunda-feira, os EUA afirmaram que a detenção é indevida. Rússia prende jornalista americano sob acusação de espionagem Na prática, essa determinação significa que o órgão americano que cuida desse caso muda: antes era o […]

today11 de abril de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%