G1 Mundo

Daniel Alves ficará solto até recurso ser julgado na Justiça espanhola; entenda o que acontece agora

today25 de março de 2024 6

Fundo
share close

Tribunal de Barcelona aceitou pedido da defesa para que ex-jogador aguarde em liberdade a decisão final. Alves recorreu da sentença que recebeu em fevereiro pelo crime de agressão sexual. Pagamento foi feito nesta segunda (25).




Daniel Alves é solto após pagar fiança de 1 milhão de euros

Daniel Alves é solto após pagar fiança de 1 milhão de euros

Entenda a seguir os próximos passos:

Daniel Alves deixa a prisão de Brians 2, em Barcelona, após receber liberdade provisória, em 25 de março de 2024. — Foto: Bruna Casas/ Reuters

A Justiça acatou o pedido da defesa de Alves. Significa, assim, que o jogador poderá aguardar em liberdade o julgamento do recurso da sentença original –que o condenou a quatro anos e meio de prisão por estupro. Há regras que ele precisa obedecer, sob pena de voltar à prisão:

  • É obrigado a manter uma distância de pelo menos 1 quilômetro da residência da vítima, de seu local de trabalho ou de qualquer outro lugar frequentado por ela — a jovem é de Barcelona e também vive na capital catalã;
  • Também não pode tentar se comunicar com a denunciante através de nenhum meio;
  • Não pode deixar a Espanha;
  • Deve comparecer semanalmente ao Tribunal de Barcelona ou quantas vezes lhe for solicitado.

Quando ocorrerá o julgamento do recurso?

Ainda não há previsão, segundo o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha.

Daniel Alves poderá voltar à prisão?

Essa resposta dependerá da decisão do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, a quem cabe julgar o recurso tanto da defesa de Alves quanto da acusação. O Ministério Público pediu 9 anos de pena; a acusação pediu a pena máxima, 12 anos.

Quando Daniel Alves pode ser solto?

Pela lei espanhola, condenados a menos de cinco anos podem pedir a progressão para o regime de “semiliberdade”, no qual saem da prisão pela manhã e retornam à noite. A ideia é permitir a reincorporação dos detentos à sociedade. Durante o dia, podem trabalhar ou ficar com a família, por exemplo.

O tempo de pena começou a contar a partir da prisão do jogador, em janeiro de 2023.

“Está sendo feita justiça para os ricos”, afirmou a advogada Ester García, que representa a denunciante, em entrevista à rádio catalã RAC 1. García se disse ainda “surpresa e indignada” com a decisão desta quarta.

A ex-ministra de Igualdade da Espanha Irene Montero, que foi a autora de uma lei espanhola pela qual Alves foi julgado — que ficou conhecida como ‘só o sim é sim’ — criticou a concessão da liberdade condicional ao brasileiro:

“Os homens poderosos podem comprar sua liberdade. Isso (a sentença) é uma mensagem perigosa de desproteção para todas as mulheres. Precisamos que a justiça seja feminista e igual para todos”, declarou Montero.

Daniel Alves deixa a prisão — Foto: LLuis Gene/AFP




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

daniel-alves-deixa-prisao-apos-pagamento-de-fianca

G1 Mundo

Daniel Alves deixa prisão após pagamento de fiança

Tribunal de Barcelona aceitou pedido da defesa para que ex-jogador aguarde em liberdade a decisão final. Alves recorreu da sentença que recebeu em fevereiro pelo crime de agressão sexual. Daniel Alves deixa a prisão de Brians 2, em Barcelona, após receber liberdade provisória, em 25 de março de 2024. — Foto: Bruna Casas/ Reuters Depois de quase 15 meses preso e de pagar uma fiança de 1 milhão de euros, […]

today25 de março de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%