Prefeitura de Guarujá

De cada 100 residências vistoriadas, sete possuem criadouros do Aedes aegypti

today9 de fevereiro de 2024 14

Fundo
share close

Balanço da Secretaria Municipal de Saúde corresponde ao último mês de janeiro e mostra que a população deve redobrar os cuidados em casa

O trabalho de combate à dengue só é eficaz, de fato, quando o poder público tem a parceria da população. E, durante os trabalhos dos agentes de controle e combate ao Aedes aegypti em Guarujá, a Prefeitura identificou que a cada 100 imóveis vistoriados no Município, sete apresentam criadouros do mosquito.

O levantamento corresponde ao último mês de janeiro e foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde. Em Guarujá, as ações desenvolvidas ao longo do ano seguem reforçadas no momento, devido ao aumento de casos em todo o País.

A gerente de Controle e Combate às Endemias da Prefeitura conta que a maioria dos criadouros encontrados pelas equipes está nas casas. “Ao invés de sete imóveis com focos, o ideal seria apenas um, dentre as 100 residências inspecionadas, em média, pelas nossas equipes”.

No entanto, a gerente destaca que esses dados não são motivo para alarde. Mas enfatiza que a população precisa redobrar a atenção tomando todos os cuidados, fazendo a limpeza rotineira, verificando, assim, possíveis recipientes dentro de casa, que podem se tornar criadouros, principalmente após chuvas intensas. “Além disso, recebam os nossos agentes que estão preparados para fazer o trabalho de prevenção da melhor maneira possível”.



Criadouro não significa mosquito infectado

Um ponto a esclarecer é que, quando o agente encontra um recipiente com larvas do Aedes, não necessariamente o mosquito já está infectado e, automaticamente, possam ter casos positivos da doença naquele casa, bairro ou região. “Às vezes temos a constatação de que mosquitos circulam na área, mas não casos positivados. Porém, na dúvida, os cuidados devem permanecer sempre”.

Número de casos

Neste ano, até o momento, são 35 casos confirmados de dengue em Guarujá. Em janeiro de 2023 foram 15 casos, sendo que em todo o ano passado, a Cidade registrou um total de 1.373 casos confirmados de dengue.

Com relação à chikungunya, apenas um caso foi confirmado neste ano até agora, contra seis em janeiro de 2023. Em todo o ano passado, foram 51 casos positivados. A Cidade não tem registros de casos de zika em 2023 e 2024.

Outros cuidados

Em caso de sintomas da doença, a recomendação é procurar atendimento médico. Isso é importante, pois em caso positivo, a notificação é feita junto aos órgãos competentes e, assim, a Prefeitura pode direcionar as ações. O uso de repelentes se faz extremamente necessário, além da hidratação (pois em caso dengue, o risco de complicações é menor).

O Comitê Municipal de Combate às Arboviroses estuda formas de autuar comércios, entre outros estabelecimentos, em que sejam encontrados focos do mosquito durante os trabalhos de vistoria das equipes da Secretaria de Saúde.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: arthur.pinho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

procurador-especial-poupa-biden-de-acusacoes-criminais,-mas-da-municao-para-trump-ao-descrever-seu-declinio-cognitivo

G1 Mundo

Procurador especial poupa Biden de acusações criminais, mas dá munição para Trump ao descrever seu declínio cognitivo

O duro retrato da conduta e da acuidade mental de Biden fornecido pelo procurador foi um presente para o adversário Donald Trump — apenas quatro anos mais novo e ele, sim, réu num processo por reter lotes de material secreto do governo americano em sua residência na Flórida. Favorito a obter a indicação republicana para disputar, em novembro, a presidência dos EUA, o ex-presidente recebeu de bandeja munição gratuita para […]

today9 de fevereiro de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%