G1 Santos

Defesa Civil de Guarujá libera casas para retorno de moradores após temporal, mas 23 seguem interditadas

today27 de fevereiro de 2023 18

Fundo
share close

Ao g1, a administração de Guarujá informou, nesta segunda-feira (27), que 19 pessoas estão alojadas no polo de acolhimento do bairro Tejereba, que fica no Centro Esportivo Duque de Caxias. Até o último domingo (26), antes da última vistoria da Defesa Civil, 96 pessoas permaneciam nos abrigos.

Segundo apurado pela TV Tribuna, afiliada da Globo, alguns moradores estão inseguros para voltar às residências, já que a Defesa Civil de Guarujá permitiu que algumas famílias retornassem às moradias sob os mesmos riscos que ocorriam antes do temporal.

“Não se descarta a possibilidade de deslizamento de terra. Nós recomendamos que os moradores procurem sempre um local seguro durante chuvas fortes. Nas chuvas fracas, os moradores podem permanecer em suas casas”, disse um representante da Defesa Civil à emissora.



Defesa Civil de Guarujá definiu que 23 imóveis estão “interditados definitivamente” — Foto: Addriana Cutino

De acordo com o Secretário de Assistência Social de Guarujá, Rafael Carvalho, pessoas que tiveram as casas liberadas pela Defesa Civil mas ainda não se sentem seguras para voltar, podem continuar no abrigo do Tejereba recebendo assistência da prefeitura. Já o alojamento na Escola Benedita Blac foi desativado para retomada das atividades escolares.

“Não quero voltar para o morro porque não me sinto segura. Não estou acostumada. Moro lá há sete dias e não quero que isso aconteça de novo porque pode ser que na próxima não sobreviva. E eu não vou pagar para ver”, disse Jacielma Monteiro, copeira que mora na área de risco em Guarujá, em entrevista à TV Tribuna.

Os desalojados de Guarujá, SP, estão abrigados no Centro Esportivo Duque de Caxias (Tejereba) — Foto: Prefeitura de Guarujá/ Divulgação

A Prefeitura de Guarujá informou que a Secretaria de Habitação atende os desabrigados que tiveram as casas destruídas pelas chuvas ou interditadas pela Defesa Civil. A pasta realiza o pré-cadastro dessas famílias para receber o Auxílio de Locação Social, no valor de R$ 200 mensais.

O atendimento para o pré-cadastro acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Paço Municipal, que fica na Avenida Santos Dumont, 640, sala 35, no bairro Santo Antônio.

Além disso, os moradores que ficaram desabrigados após as fortes chuvas em Guarujá terão os benefícios sociais antecipados. A medida foi anunciada pela prefeitura após o Governo Federal autorizar o pagamento, de forma unificada, para 20 de março.

Chuvas começaram no sábado (18) e, em algumas cidades, o índice previsto para o mês foi batido em poucos dias.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bandidos-capotam-carro-roubado-durante-fuga-e-sao-presos-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Bandidos capotam carro roubado durante fuga e são presos no litoral de SP; VÍDEO

Dois homens foram presos, nesta segunda-feira (27), após roubarem um carro e capotarem o veículo durante fuga da Polícia Militar (PM) em Guarujá, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1, quatro bandidos participaram do crime, mas dois conseguiram fugir. Houve troca de tiros com a corporação no local do acidente, e um dos criminosos detidos acabou ferido (veja o vídeo acima). O quarteto roubou o carro, que é […]

today27 de fevereiro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%