G1 Santos

Defesa Civil de SP realiza testes em sirenes que alertam sobre riscos de deslizamentos no Guarujá, SP

today2 de abril de 2024 3

Fundo
share close

Testes de acústica serão realizados nesta sexta-feira (5), às 15h30.


Mensagens sonoras devem chegar com clareza até aproximadamente 400 metros de distância da escola onde ela foi instalada em Guarujá. — Foto: Nicholas Guimarães/Prefeitura de Guarujá



As Defesas Civis de São Paulo e Guarujá, no litoral de São Paulo, realizarão um teste de qualidade no áudio do Sistema de Alerta Remoto (Sisar), que emite sinal sonoro e mensagens de orientação à população em casos de emergências climáticas na comunidade da Barreira do João Guarda. As simulações acontecem nesta sexta-feira (5), às 15h30, próximo a Escola Municipal Sérgio Pereira.

De acordo com a prefeitura, as mensagens sonoras da sirene devem chegar com clareza até aproximadamente 400 metros de distância da escola onde ela instalada.

O novo sistema funcionará de duas formas. Uma delas e a remota, quando agentes da Defesa Civil poderão acionar o SISAR usando um computador. A outra será manual e feita por um agente ou líder comunitário do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), que ainda será criado.

A prefeitura divulgou um material informativo aos moradores sobre como o Sisar vai funcionar. Ele poderá ser acionado em diversas situações com alerta sonoro e mensagens de orientação à população, sendo duas delas emergenciais. Confira abaixo:

  • A Defesa Civil informa: devido à previsão de chuva, há risco de alagamentos nessa área. Fiquem atentos
  • A Defesa Civil informa: há risco de deslizamentos nessa área. Atenção moradores: dirijam-se para locais seguros e pontos de encontro”.

De acordo com a Prefeitura de Guarujá, já foram instaladas torres e cornetas no local para o acionamento remoto, com base nos índices meteorológicos acompanhados em tempo real pelas equipes de plantão. Pontos de mapeamento da área e rotas de fuga já estão preparados.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

onibus-de-igreja-sofre-acidente-e-deixa-3-vitimas-no-parana

Gospel Prime

Ônibus de igreja sofre acidente e deixa 3 vítimas no Paraná

O último domingo (31) foi marcado por uma tragédia envolvendo três cristãos que faleceram em um acidente de micro-ônibus enquanto retornavam de um evento religioso no Paraná. O acidente ocorreu na PR-317, estrada que pertence ao governo do Paraná, na divisa com o estado de São Paulo. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o micro-ônibus da empresa “Pompei Turismo” transportava 22 passageiros que retornavam de Maringá, com destino a […]

today2 de abril de 2024

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%