G1 Santos

Defesa Civil emite alerta de ressaca e ondas de até 2,5 metros no litoral de SP

today14 de fevereiro de 2024 2

Fundo
share close

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou um alerta de ressaca válido para o trecho entre Santos, no litoral paulista, e São João da Barra (SP). Segundo o órgão, é recomendado evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento durante entre quinta-feira (15) a sexta-feira (16).

O meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, informou ao g1 que o movimento anormal das ondas do mar é um fenômeno comum após uma frente fria intensa. Não é uma surpresa que essa época do ano registre ocorrências do tipo, como ocorreu em fevereiro do ano passado na cidade.

“Já mudou um pouco o tempo. Desde ontem [terça-feira] à noite [foram registradas] algumas chuvas. Está passando uma frente fria e, depois, é que geralmente causa uma agitação no mar, uma elevação da maré”, disse.



Alerta é válido entre quinta-feira (15) e sexta-feira (16) entre Santos e cidade carioca — Foto: Defesa Civil do Estado de São Paulo/Divulgação

O especialista destacou a existência de um plano municipal de contingência que indica a gravidade da agitação do mar. Quando ocorrem ondas entre dois e três metros, significa nível de atenção. Já acima disso, a ressaca tende a “comer” toda a faixa de areia e avançar sobre a avenida.

“Nesse caso, é previsto que fique entre 2,5 metro e, no máximo, 3 metros. Então, tem um risco um pouco menor. Mesmo assim existe a possibilidade de que essa agitação chegue nos períodos de maré mais alta, o que pode até causar alguns alagamentos nas áreas mais baixas, ainda mais se ocorrer junto com a chuva”.

Chance de chuva persistente

Na última terça-feira (13), o tempo na Baixada Santista começou a ficar instável, mas a frente fria já está “passando” nesta quarta-feira. O tempo está mais fechado e nublado, com chuvas que podem ganhar força e virarem persistentes durante a noite.

“A chuva está concentrada principalmente hoje [quarta-feira], no final do dia. De hoje para amanhã [quinta-feira] à noite, tende a ficar mais fraca. Com isso, também vai amenizar a temperatura”, pontuou Franco.

De acordo com o meteorologista, a temperatura máxima na quinta-feira deve girar em torno de 25°C e praticamente não sobe ao longo do dia.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

operacao-verao-no-litoral-de-sp-tem-mais-600-presos-e-21-mortos,-diz-secretario-de-seguranca

G1 Santos

Operação Verão no litoral de SP tem mais 600 presos e 21 mortos, diz secretário de Segurança

O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, divulgou um balanço de prisões, apreensões e mortes decorrentes da Operação Verão na Baixada Santista. Desde a primeira fase, iniciada em dezembro do ano passado, as forças de segurança já prenderam 604 suspeitos, apreenderam 113,2 quilos de drogas e 68 armas ilegais. Até o momento 21 pessoas foram mortas. De acordo com Derrite, a Operação Verão se encontra […]

today14 de fevereiro de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%