Prefeitura de Guarujá

Defesa Civil forma Núcleo de Proteção Experimental na Prainha Branca

today25 de junho de 2022 10

Fundo
share close

Iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Fundação S.O.S. Mata Atlântica e Corpo de Bombeiros

A Defesa Civil de Guarujá está formando um Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC´s), na Prainha Branca. O projeto tem como objetivo capacitar membros da comunidade por meio de cursos, para atuarem preventivamente na orientação e informação sobre riscos existentes nas comunidades, bem como no preparo para a atuação dos primeiros atendimentos em emergências.

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Fundação S.O.S. Mata Atlântica e Corpo de Bombeiros.

As atividades visam promover a interação entre Defesa Civil e a comunidade, aproximando e estimulando a população para a construção de uma cultura voltada à prevenção; promovendo a conscientização dos membros da comunidade e transformando os moradores em agentes multiplicadores de informações.

Capacitações



O primeiro passo foi a etapa de envolvimento, na qual os agentes buscaram conhecer a percepção da comunidade a cerca do risco ao qual estão expostos. Para isso, os moradores responderam um questionário de percepção de risco.

Logo após, iniciaram uma série de reuniões presenciais e remotas, além de treinamentos que abordaram temas como: gestão de risco, gerenciamento de desastre, mudanças climáticas, adaptação no uso e ocupação do solo e ações mitigadoras.

Na segunda etapa, foi realizada visita aos equipamentos utilizados na prevenção, como a rede pluviométrica automática do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), áreas de risco geológico e na Sede da Defesa Civil de Guarujá.

“É muito importante esse projeto, pois moramos em uma região mais afastada do Centro da Cidade e, diante de qualquer situação de emergência, já temos um conhecimento para facilitar o atendimento à comunidade”, afirmou o morador da Prainha e integrante do NUPDEC, Edson Diniz de Oliveira.

Próxima etapa

A próxima etapa envolverá uma visita e treinamento envolvendo segurança no lar e primeiros socorros, ministrado pelo Corpo de Bombeiros. A ação faz parte da capacitação e discussão sobre prevenção a acidentes domésticos e na comunidade. Além disso, foi proposto um trabalho de conscientização com as crianças do bairro.

Como produto final, a Defesa Civil com os órgãos parceiros e os moradores, produzirão um plano de evacuação para a comunidade, a ser aplicado durante situações adversas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

criminoso-olha-para-camera-durante-assalto-e-manda-recado:-‘pode-filmar,-estou-f*dido-mesmo’;-video

G1 Santos

Criminoso olha para câmera durante assalto e manda recado: ‘pode filmar, estou f*dido mesmo’; VÍDEO

O caso aconteceu em São Vicente, no litoral de São Paulo. Minutos depois do roubo, o homem foi preso. Criminoso olha para câmera durante assalto e manda recado: 'pode filmar' Um homem invadiu e roubou uma loja de chinelos no Centro de São Vicente, no litoral de São Paulo. Um vídeo obtido pelo g1, nesta sexta-feira (24), mostra toda a ação do criminoso que, em determinado momento, olha para a […]

today25 de junho de 2022 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%