Prefeitura de Guarujá

Defesas Civis da Região investem em tecnologia e capacitação para Operação Chuvas de Verão

today25 de outubro de 2023

Fundo
share close

Oficinas aconteceram nos dias 18 e 19 e envolveram as equipes de Defesa Civil das nove cidades da Baixada Santista

Tecnologia e treinamento são as apostas das Defesas Civis da Baixada Santista para atuar durante as chuvas de verão. O assunto foi abordado nas oficinas preparatórias para a Operação Chuvas de Verão 2023/2024. Os treinamentos aconteceram nos dias 18 e 19, em Guarujá, e foram coordenados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.

O treinamento da Operação Chuvas de Verão tem como objetivo especializar os agentes municipais de Proteção e Defesa Civil e padronizar a atuação nas ocorrências típicas do período chuvoso e demais ações pertinentes.

O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, afirma que  “Guarujá conta com vários equipamentos que ajudam no monitoramento do clima, além dos sistemas de alerta via SMS. Agora, a Cidade participa de um projeto piloto do Governo do Estado com a implantação de uma sirene no Morro da Barreira do João Guarda. Estamos unindo o treinamento e a tecnologia para atender a população que mora em áreas de risco”, relatou

“Iniciamos um ciclo de oficinas nas regiões que operam o Plano Preventivo de Defesa Civil. Em Guarujá acontece o primeiro treinamento, que consiste em preparar nossos agentes para operar na prevenção e também durante escorregamentos e inundações, a fim de preservar vidas”, afirmou a diretora do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil, major Cláudia Andreia Bemi.



No segundo dia, os agentes participaram de uma atividade prática de vistoria de campo e análise de solo, baseadas nas fases dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC). A ação aconteceu no Mirante das Galhetas, nas Astúrias.

A coordenadora regional da Defesa Civil, Regina Elsa Araújo, destacou a importância do treinamento. “A melhor defesa é o ataque e o ataque nós fazemos por meio do treinamento de nossas equipes. O nosso papel é salvar vidas”, afirmou Regina Elza.

Ao final da capacitação, os agentes foram certificados e os municípios, a partir de agora podem celebrar convênio com o Estado para receber kit de equipamentos destinados ao uso durante as ocorrências.

Sirenes

No treinamento, o Governo Estadual anunciou que há uma empresa vencedora da licitação da sirene de alerta, que será instalada no Morro da Barreira do João Guarda. Guarujá foi uma das três cidades selecionadas para a implantação de um novo sistema de sirenes para alerta de temporais e áreas de risco. A ação é coordenada pela Defesa Civil Estadual e o investimento é de R$ 4,6 milhões.

Plano Preventivo

O Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), específico para escorregamentos nas encostas da Serra do Mar no Estado de São Paulo, tem por objetivo evitar a ocorrência de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias. O PPDC entra em operação anualmente, de 1º de dezembro até 31 de março.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ii-vortinha-de-levis-celebra-outubro-rosa-neste-domingo

Prefeitura de Guarujá

II Vortinha de Lévis celebra Outubro Rosa neste domingo

Caminhada terá concentração às 7 horas e subida ao Mirante dos Galhetas às 7h30 A II Vortinha de Lévis é realizada neste domingo (29), às 7 horas, em Guarujá. A ação contará com uma caminhada e subida ao Mirante das Galhetas. O objetivo é ressaltar a importância de ações em alusão ao Outubro Rosa. A concentração dos participantes será no Posto 7, na Praia de Pitangueiras e, às 7h30, acontece a subida até […]

today25 de outubro de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%