G1 Santos

Delegado baleado na cabeça no litoral de SP recebe alta médica após mais de um mês internado

today30 de setembro de 2023 13

Fundo
share close

A reportagem apurou que Cunha teve alta do hospital na quarta-feira (27), mas precisa retornar à unidade com frequência para fazer exames e procedimentos devido à complexidade do caso. Além disso, ele faz fisioterapia todos os dias.

A Polícia Federal (PF) confirmou a alta, mas não deu detalhes sobre o estado de saúde do delegado. O Hospital Sírio Libanês, por sua vez, informou que não tem autorização para dar detalhes sobre o boletim médico do paciente.

O Sindicato dos Policiais Federais em São Paulo (SINPF/SP), em nota assinada pela presidente Susanna do Val Moore, informou que enxerga com otimismo a alta hospitalar do delegado que teve ferimentos graves após ser baleado por criminosos.



“É de causar indignação que um policial no Brasil seja recebido a tiros enquanto exerce seu trabalho e isso seja considerado corriqueiro, sem sequer que haja qualquer manifestação por parte de autoridades e de instituições”.

E continua: “É questionável, ainda, a ausência de políticas públicas que acolham e protejam mais os homens e as mulheres que fazem parte das forças de segurança do país durante o cumprimento do dever”, diz o comunicado.

O SINPF pediu apoio do estado e das instituições para que situações como a que quase matou Thiago sejam evitadas no País. “É preciso, afinal, diferenciar direitos humanos de falta de humanização e de piedade de criminosos quando estes têm como alvo um policial”.

Delegado Thiago Selling da Cunha está na Polícia Federal há 13 anos — Foto: Reprodução

Cunha começou a carreira na PF como escrivão de polícia em 2010 e, após quatro anos, tornou-se delegado e entrou na Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).

O primeiro trabalho dele na PF foi no Pará (PA). Em seguida, ele foi para São Paulo, onde é tesoureiro suplente da diretoria da regional de São Paulo da ADPF.

O delegado foi baleado na cabeça durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em Guarujá, no litoral de São Paulo, no dia 15 de agosto. Segundo o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), Cunha atuava na Operação Caeté, que tinha apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em Guarujá.

Cunha foi atingido durante a tentativa de fuga de dois criminosos. Os demais policiais revidaram os disparos e um dos homens foi atingido na perna. Segundo a PF, ambos foram presos em posse de uma submetralhadora, uma pistola, dinheiro e drogas.

Delegado da PF é baleado na cabeça durante ação policial em comunidade de Guarujá, SP

Delegado da PF é baleado na cabeça durante ação policial em comunidade de Guarujá, SP

A decisão foi do juiz federal Mateus Castelo Branco Firmino da Silva, após audiência de custódia de Jefferson dos Santos Pereira. Segundo o documento, obtido pelo g1, Rafael não compareceu ao julgamento pois estava internado no Hospital Santo Amaro, em Guarujá, uma vez que foi atingido por um tiro na perna durante o confronto com os policiais.

Armas encontradas com criminosos que atiraram contra Policial Federal no litoral de SP — Foto: Polícia Federal

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-prende-mulher-que-estuprou-adolescente-com-o-marido-apos-dopa-la-com-‘refrigerante-batizado’

G1 Santos

Polícia prende mulher que estuprou adolescente com o marido após dopá-la com ‘refrigerante batizado’

Luciana Cristina de Jesus foi presa no momento em que saía de casa para buscar a filha na escola. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), a polícia investigava e buscava pistas sobre a mulher desde dezembro de 2021, quando foi considerada foragida pelo crime cometido dois anos antes. Ainda de acordo com a SSP-SP, usando um sistema de inteligência a polícia conseguiu identificar que […]

today30 de setembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%