G1 Santos

Delegado fala sobre morte de PM da Rota após laudo apontar que disparo não partiu de arma apreendida

today24 de outubro de 2023 5

Fundo
share close

A pistola semiautomática calibre nove milímetros foi encontrada após uma denúncia anônima à polícia. A arma foi localizada em um beco na cidade, no dia 31 de julho, e atribuída a Erickson David da Silva, também conhecido como ‘Deivinho’, preso suspeito de matar o PM. Apesar disso, o laudo da perícia de confronto balístico apontou que o projétil não foi disparado por meio desse armamento.

“Encaminhamos a arma ao Instituto de Criminalística apenas para checar se o disparo partiu dela”, explicou o delegado. “No entanto, a principal prova que temos sobre o caso é testemunhal e, através dela, imputamos a responsabilidade do crime ao Deivinho”.

Arma havia sido apreendida após uma denúncia anônima em Guarujá (SP) — Foto: Reprodução



O delegado acrescentou que, apesar do inquérito sobre o caso ter sido encerrado e, inclusive, três homens – incluindo ‘Deivinho’ – denunciados na Justiça pela participação no crime, a Polícia Civil seguirá em busca da arma que, de fato, foi usada para atirar no PM da Rota.

Nada impede que continuemos nas investigações. Surgindo novos fatos, vamos apurar”, complementou ele. “O ‘melhor dos mundos’ seria que essa arma, encontrada após a denúncia anônima, tivesse dado positivo para a morte do PM, pois assim já teríamos o instrumento do crime”.

Sucupira ressaltou, por fim, a dificuldade de localizar o armamento na cidade. “Como são 53 comunidades em Guarujá, o ‘leque’ é muito grande, mas novas denúncias podem chegar e vamos apurá-las”.

‘Sniper do tráfico’ e irmão

Os irmãos Kauã e Erickson foram presos suspeitos de participar da morte do PM da Rota — Foto: Reprodução

De acordo com Derrite, Kauã tinha a ‘função’ de ficar posicionado na comunidade Vila Júlia, em Guarujá, armado e com um comunicador, pronto para avisar os comparsas sobre a chegada de viaturas policiais ao local.

O que se sabe sobre a morte de um policial da Rota em Guarujá e da Operação Escudo

O que se sabe sobre a morte de um policial da Rota em Guarujá e da Operação Escudo

O soldado Patrick Bastos Reis foi baleado enquanto fazia um patrulhamento na comunidade da Vila Zilda, em Guarujá, no dia 27 de julho. Ele chegou a ser socorrido, mas a morte foi confirmada no mesmo dia.

Além dele, um outro policial foi baleado na mão esquerda, encaminhado para o Hospital Santo Amaro e liberado.

Após o caso, a Polícia Militar iniciou a Operação Escudo, com o objetivo de capturar os criminosos responsáveis pela ação contra os agentes.

'Sniper' que matou policial do ROTA pede para Tarcísio 'parar de matar inocentes'

‘Sniper’ que matou policial do ROTA pede para Tarcísio ‘parar de matar inocentes’

Em vídeo gravado antes de ser preso, Erickson afirma, em relato direcionado ao governador de SP e ao secretário de Segurança Pública, que estão “matando uma ‘pá’ de gente inocente”. Ele também diz que estão “querendo pegar” sua família (veja o vídeo acima).

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou que o vídeo gravado pelo suspeito foi “uma estratégia do crime organizado”.

“A verdade é que esse vídeo que ele fez, orientado pelos seus defensores, inclusive tem áudio do advogado o orientando a fazer esse vídeo, se os senhores ainda não possuem, ao longo das investigações vão tomar conhecimento disso, é uma estratégia do crime organizado, inclusive de cooptar moradores, de cooptar pessoas das comunidades que também são vítimas do tráfico organizado apresentando versões”, afirmou.

A Ouvidoria das Polícias informou investigar denúncias de tortura e ameaças de morte relatadas por moradores durante a Operação Escudo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-agride-cachorro-com-pedaco-de-pau-e-quebra-comercio-apos-animal-morder-a-filha-dele;-video

G1 Santos

Homem agride cachorro com pedaço de pau e quebra comércio após animal morder a filha dele; VÍDEO

Um homem não identificado foi filmado agredindo um cachorro com um pedaço de pau e quebrando várias mesas de uma mercearia, no bairro Boqueirão, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, após a filha ter sido mordida pelo animal. Imagens obtidas pelo g1, nesta terça-feira (24), mostram a ação dele (veja o vídeo acima). O vídeo mostra o homem chegando próximo ao estabelecimento, chutando uma mesa de madeira e […]

today24 de outubro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%