G1 Mundo

Deputados dos EUA derrubam presidente da Câmara em votação histórica

today3 de outubro de 2023 4

Fundo
share close

McCarthy é considerado um moderado do Partido Republicano, e ele enfrentou uma rebelião dos deputados de extrema direita do partido (veja mais abaixo).

Ele perdeu o cargo de presidente da Câmara com votos desses políticos de extrema direita e também dos deputados do Partido Democrata. Veja abaixo como foi a votação:

  • Destituir o presidente da Câmara dos Deputados: 216
  • Manter McCarthy como líder: 210



Oito deputados do Partido Republicano votaram para destituir o presidente da Casa. Foi o suficiente para ele perder a maioria e o cargo.

Agora a Casa está sem presidente. Um interino, Patrick McHenry, foi escolhido até que um novo presidente da Câmara seja eleito. Até lá, os trabalhos devem ser paralisados.

O dia começou com uma primeira votação para decidir se os deputados iriam ou não votar na desttituição. Na prática, a primeira votação desta terça foi para escolher se eles deveriam arquivavam o pedido.

Nessa primeira votação, 11 deputados do Partido Republicano votaram contra McCarthy.

Depois, houve discussões e, então, uma segunda votação, essa para decidir manter ou derrubar o presidente da Câmara.

Revolta dentro do Partido Republicano

McCarthy é do Partido Republicano, que domina a Casa, ainda que com uma maioria muito pequena. Um grupo de deputados de extrema direita do partido, insatisfeito com o desempenho de McCarthy, convocou uma votação para destituí-lo.

A extrema direita ficou contrariada com o presidente da Câmara no sábado, quando ele e os deputados do outro partido, o Partido Democrata, fizeram um acordo para aprovar provisoriamente o orçamento (se isso não acontecesse, o governo teria problemas para fazer pagamentos).

O principal inimigo de McCarthy dentro do Partido Repúblico é o deputado Matt Gaetz. Foi ele quem apresentou uma “moção para deixar vacante a presidência” (ou seja, derrubar McCarthy).

Kevin McCarthy no dia 3 de outubro de 2023 — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

Discussões dentro do Partido Democrata

Os democratas tiveram que decidir se iriam manter McCarthy como presidente da Câmara. Recentemente, ele abriu uma investigação de impeachment contra o presidente Joe Biden, que é do Partido Democrata.

A Câmara dos Deputados agora está sem liderança. Isso significa que a Casa ficará paralisada até que um novo presidente seja eleito.

Patrick McHenry foi escolhido como interino, mas a função dele é essencialmente comandar o processo para a escolha de um novo presidente.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Notícias

Portugal vai acabar com isenções fiscais para residentes estrangeiros em meio à crise imobiliária

As isenções fiscais para residentes estrangeiros em Portugal não se justificam mais, afirmou o primeiro-ministro português, António Costa. Ele prometeu encerrar o programa para novos candidatos em 2024. A mudança é uma reposta ao aumento dos preços das moradias em Portugal, um dos países mais pobres da Europa Ocidental. Lançado em 2009, o programa permite que as pessoas que se tornam residentes ao passar mais de 183 dias por ano no país se beneficiem de uma alíquota especial de 20% sobre […]

today3 de outubro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%