G1 Mundo

Deslizamento de terra deixa 33 mortos em comunidade indígena na Colômbia

today13 de janeiro de 2024 5

Fundo
share close

“Lamento profundamente a morte de 33 pessoas nesta tragédia, a maioria meninas e meninos, segundo informes preliminares do território. Toda a nossa solidariedade ao departamento de Chocó e às famílias das vítimas”, escreveu a vice-presidente Francia Márquez na rede social X (antigo Twitter).

“Toda a ajuda disponível está sendo enviada para Chocó nesta terrível tragédia”, escreveu o presidente Gustavo Petro nas redes sociais.

Os escombros bloquearam a estrada que vai de Quibdó, capital de Chocó, para Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia.



A governadora de Chocó, Nubia Carolina Córdoba, lamentou o caso “com profunda dor”. “É uma emergência que enluta o povo chocoano”, disse.

Apesar de a Colômbia atravessar uma temporada de seca, o Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais registrou fortes chuvas na sexta-feira (12) em alguns departamentos do Pacífico e da Amazônia.

Choveu por mais de 24 horas na região onde fica a comunidade indígena e que abriga uma das florestas mais chuvosas do mundo, segundo a AFP.

Soldado do Exército colombiano patrulha área de deslizamento de terra na Colômbia — Foto: AFP/Governo de Chocó

Os vários deslizamentos dificultam o trabalho de socorristas e bombeiros que chegam à área.

“Estamos trabalhando em conjunto com órgãos de emergência e socorro na estrada Quibdó-Medellín, onde ocorreu o deslizamento de terra. Estamos mobilizando todas as nossas capacidades para resgatar e socorrer os afetados”, disse a polícia.

Aproximadamente 50 soldados também chegaram à área para apoiar os esforços de busca. “O sinal (de comunicação) no local é muito fraco e o clima está complicado”, indicou o Exército em um comunicado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

apos-vitoria-de-partido-contrario-a-unificacao-com-a-china,-biden-diz-que-nao-apoiara-independencia-de-taiwan

G1 Mundo

Após vitória de partido contrário à unificação com a China, Biden diz que não apoiará independência de Taiwan

"Não apoiamos a independência", disse Biden, quando perguntado sobre a reação às eleições deste sábado, segundo a Reuters, agência internacional de notícias. Já o governo chinês afirmou que a vitória do candidato do Partido Democrático Progressista de Taiwan, Lai Ching-te, na eleição presidencial da ilha não mudará o cenário básico das relações entre a China e Taiwan. Para a China, Taiwan é uma província rebelde que segue fazendo parte de […]

today13 de janeiro de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%