G1 Santos

Dezenas de guardas civis unem forças e estendem os braços para doar sangue a menino de 7 anos com leucemia

today8 de junho de 2022 16

Fundo
share close

Ação contou com mais de 100 doadores; Yuri Evangelista Ribeiro, morador de Cubatão (SP), descobriu a doença em julho de 2021

A ação de doação de sangue para Yuri Evangelista Ribeiro contou com mais de 100 doadores. — Foto: Arquivo Pessoal



O menino Yuri Evangelista Ribeiro, de 7 anos, diagnosticado com leucemia em julho de 2021 ganhou uma injeção de ânimo na luta pela vida. O responsável pela dose extra de força e esperança na caminhada pela cura foi o pai dele, Gerson Moreira Ribeiro, que é guarda municipal de Guarujá, no litoral de São Paulo, e conseguiu reunir mais de 100 doadores ao mobilizar alunos do Curso de Formação de Guarda Civil Municipal (CFG) de Cubatão (SP) e Mairiporã (SP), além de amigos, familiares, bombeiros, policiais militares e soldados da base aérea de Santos, no litoral paulista.

A doação ocorreu na última sexta-feira (3) e contou com a presença de 73 alunos da guarda, que tiveram o sangue coletado no Hospital Santo Amaro, em Guarujá; na Santa Casa de Santos, e no Hospital Modelo, em Cubatão, onde mora a família do garoto.

Yuri foi diagnosticado com Leucemia Linfoide Aguda (LLA) com apenas 6 anos. Em julho do ano passado, a família do menino desconfiou que algo estava errado ao ter percebido algumas pintas no corpo dele.

A criança passou por exames e, assim que o resultado chegou, teve início a batalha. Yuri loco começou o tratamento no Hospital Santo Amaro, mas, devido a falta de equipamento na especialidade, precisou ser encaminhado à Santa Casa de Santos, que é considerada referência em Oncologia Infantil.

Yuri Evangelista Ribeiro, de 7 anos, luta contra a leucemia desde julho de 2021 — Foto: Arquivo Pessoal

Ribeiro contou que logo após o diagnóstico, o filho chegou a ficar 11 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) porque as plaquetas sanguíneas e a imunidade estavam baixas. Agora, com o tratamento perto do fim as plaquetas voltaram a cair e ele precisou de doação de sangue.

Foi quando o GCM organizou uma campanha pelas redes sociais para conseguir o máximo de doações. “Não faço só para o meu filho, é para todas as crianças que têm leucemia. Essa campanha foi só um ‘start’ [começo] para as pessoas entenderem como é necessária a doação de sangue”

Profissionais da guarda se sensibilizaram com a história de Yuri e abasteceram o banco de sangue. Ação ainda vai ajudar outras pessoas — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Guarujá

Mais de 70 voluntários guardas estenderam o braço para doar sangue — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Guarujá

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar saudável e pesar mais de 50kg. Doadores com menos de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis legais.

O candidato não pode ter apresentado sintomas de gripe ou resfriado, nem ter ingerido bebida alcoólica ou outras substâncias psicoativas nas 12 horas que antecedem a doação. Outras restrições são para quem fez tatuagem ou colocou piercing em menos de um ano e, também, mulheres grávidas ou em pós-parto (90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana), ou que estão amamentando (12 meses após o parto).

O GCM organizou uma campanha pelas redes sociais para conseguir o máximo de doações. — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Guarujá

Doações para ajudar quaisquer pessoas podem ser feitas nos seguintes locais:

  • Hospital Santo Amaro (Rua Quinto Bertoldi, 40, Vila Maia, Guarujá) de segunda a sexta-feira das 7 às 12 horas. Informações (13) 3389-1515.
  • Santa Casa de Misericórdia de Santos (Avenida Cláudio Luiz da Costa, 50, Jabaquara, Santos) de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas e sábado das 7 às 11 horas. Doações podem ser agendadas pelo telefone (13) 3202-0600 – Ramal 1414
  • Hospital Modelo (Avenida Henry Borden, s/nº – Vila Santa Rosa, Cubatão) de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. Doações podem ser agendadas pelo telefone (13) 3388-4887.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

vereadores-vao-a-policia-contra-a-prefeitura-de-guaruja-apos-serem-impedidos-de-checar-denuncia-sobre-alimentos-vencidos;-video

G1 Santos

Vereadores vão à polícia contra a Prefeitura de Guarujá após serem impedidos de checar denúncia sobre alimentos vencidos; VÍDEO

Parlamentares afirmaram que foram barrados em um galpão mantido pelo Executivo e registraram um boletim de ocorrência contra a administração municipal, que negou estocar comida no local. Vereadores de Guarujá disseram que foram barrados ao tentar fiscalizar galpão da prefeitura, onde, segundo denúncias, seriam armazenados alimentos vencidos Os vereadores Professor Anderson Figueira (PP) e Waguinho Fé em Deus (União Brasil), de Guarujá, no litoral de São Paulo, afirmaram que foram […]

today8 de junho de 2022 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%