Prefeitura de Guarujá

Dia da Pessoa Idosa em Guarujá celebra a vida e a luta pela garantia de direitos

today4 de outubro de 2023 3

Fundo
share close

Iniciativa foi organizada com o objetivo valorizar a pessoa idosa

Com apresentações artísticas de dança, canto e poesia, a turma da terceira idade de Guarujá celebrou o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. A comemoração aconteceu na última sexta-feira (29), no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350) com o tema: ”Gratidão: acolhimento, paciência, amor e carinho”.

A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), com o objetivo valorizar a pessoa idosa. Outro marco da comemoração foi a celebração dos 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa. A lei é destinada a regular os direitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, assegurando a preservação da saúde física, mental e aperfeiçoamento moral, em condições de liberdade e dignidade.

“Hoje é dia de festa, de celebrar a vida e confraternizar, mas não podemos esquecer que também é um dia de luta pela garantia dos direitos da pessoa idosa em todas as esferas. Por isso, seguimos trabalhando com esse objetivo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social.

O evento foi recheado de apresentações culturais e contou com a presença dos idosos atendidos nos grupos de fortalecimento de vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Enseada, Morrinhos, Santa Rosa e Vicente de Carvalho, além da turma da terceira idade do Centro de Atendimento à Terceira Idade (Cati) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS).



Nacional e Internacional

Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas, por meio da Resolução 45/106. A data tem como objetivo conscientizar sobre o impacto do envelhecimento da população, a necessidade de garantir seus direitos e o envelhecimento saudável. No Brasil, a Lei 11.433/2006 instituiu o Dia Nacional do Idoso, determinando que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso fiquem incumbidos de promover a realização e a divulgação de eventos que valorizem o segmento.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

inmet-emite-alerta-de-chuva,-ventos-fortes-e-granizo-na-baixada-santista;-veja-a-previsao-completa

G1 Santos

Inmet emite alerta de chuva, ventos fortes e granizo na Baixada Santista; veja a previsão completa

Alerta emitido pelo orgão mostra a possibilidade de chuva de até 100 milímetros. Inmet emite alerta de tempestade com ventos fortes e possibilidade de granizo para a Baixada Santista — Foto: Arquivo/Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna As cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, têm previsão de tempestade com chuva, ventos fortes e possibilidade de granizo entre esta quarta-feira (4) e quinta (5), segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional […]

today4 de outubro de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%