Prefeitura de Guarujá

Dia da Troca de Livros mobiliza 20 mil estudantes

today11 de agosto de 2023 2

Fundo
share close

Programação voltada às turmas do 1º ao 9º ano incentiva a leitura 

Com o objetivo de incentivar a leitura para mais de 20 mil alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Guarujá promoveu, nesta sexta-feira (11), a 8ª edição do Dia Municipal da Troca de Livros. A programação anual alcança todas as turmas do 1º ao 9º ano.

Na Escola Municipal Napoleão Rodrigues Laureano, no Jardim Maravilha, em Vicente de Carvalho, a agenda começou às 10h30. A professora de português Tânia Mara, explicou que é uma chance para os estudantes realizarem atividades além da sala de aula. “É o momento em que eles saem da rotina, interagem com os amigos e levam o tempo necessário para falar sobre os livros”, pontuou a educadora.

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) destaca que a programação é imprescindível para que os gestores pedagógicos incentivem a leitura, troca de experiências e, ainda, apresentem novas referências culturais. Outro diferencial está na diversidade dos exemplares literários trocados entre os estudantes, porque os títulos variam de temas complexos a lúdicos, como um gibi.

Universo de possibilidades



Os gêneros favoritos de Alessandra Antonella, do 9º ano, são terror e aventura. Além de enriquecer seus conhecimentos sobre caligrafia e sinais de pontuação, ela diz que adorou aprender sobre espiritualidade no livro ’A Espiral do Tempo’. “Gostei muito de conhecer um pouco desse universo e como a ‘alma sai’ do corpo”, reforçou a estudante.

Já Ana Sarah, de 14 anos, aprendeu em ‘A Turma dos Tigres’ que as aparências enganam. “Neste livro, nós achamos que o vilão é um, mas depois descobrimos que é outro. Isso mostra que nem sempre as pessoas são quem aparentam ser”, refletiu a jovem.

No grupo dos meninos, João Pedro Ribeiro e Renan Abreu, ambos do 9° ano, os gostos são diferentes, mas a participação na ação é garantida. Enquanto um prefere os gêneros de aventura e ficção, o outro não perde um gibi. 

Aquisição de livros

O Dia Municipal da Troca de Livros incentiva, sobretudo, a aquisição de exemplares. De acordo com a professora Tânia, foram identificados alunos que não possuíam nenhuma obra literária, incentivando os que trouxeram mais de uma pudessem escolher amigos para presentear e participar. 

Para a diretora da unidade, Maria Dolores, a ação ajuda os alunos a deixarem o celular de lado por um tempo. “Sou da época que íamos à biblioteca procurar livros e, agora, o excesso de tempo no celular desinteressa a leitura dos jovens. Com esse Dia Municipal podemos incentivar, de forma leve e atrativa, esse hábito tão importante”, finalizou a colaboradora. 

Desde 2016

Comemorado em 11 de agosto, o Dia Municipal da Troca de Livros foi instituído pela Lei 4.301/2016 e serve para incentivar os estudantes a adquirirem o hábito da leitura desde cedo. 




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Arhtur Godioso

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

dia-dos-pais-em-creche-desperta-criatividade-e-envolve-familias

Prefeitura de Guarujá

Dia dos Pais em creche desperta criatividade e envolve famílias

O Neic Normalena Cavalcante, na Vila Edna, teve uma semana inteira de atividades e integrou as programações especiais da rede municipal Às vésperas do Dia dos Pais, tradicionalmente comemorado no segundo domingo de agosto, homenagens é o que não faltam na rede municipal de ensino de Guarujá. O Núcleo de Educação Infantil Conveniado (Neic) Normalena Cavalcante, na Vila Edna, exemplifica isso, com a programação especial que se encerrou nesta sexta-feira […]

today11 de agosto de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%