Gospel Prime

Ditadura da Nicarágua volta a prender bispo católico que recusou exílio

today16 de julho de 2023 3

Fundo
share close

Um bispo católico romano foi enviado de volta a uma prisão na Nicarágua depois de rejeitar tentativas de “persuadi-lo” a deixar o país, relata a Christian Solidarity Worldwide (CSW).

De acordo com informações do jornal Divergentes, o bispo Rolando Álvarez Lagos foi devolvido à prisão de La Modelo Tipitapa em 5 de julho.

O bispo havia sido colocado em prisão domiciliar em agosto do ano passado e, em fevereiro deste ano, foi condenado a 26 anos de prisão depois de recusar ir para o exílio forçado nos EUA, juntamente com outros 222 prisioneiros políticos.

Além disso, ele foi despojado de sua nacionalidade nicaraguense e de seus direitos civis.

Uma ordem da Corte Interamericana de Direitos Humanos para libertar o bispo foi até agora ignorada pelo governo nicaraguense.



Em 4 de julho, o bispo Lagos foi retirado da prisão para se encontrar com um mediador designado pelo Vaticano, que, segundo a CSW, tentou persuadi-lo a ir para Roma.

Ele foi devolvido à prisão após recusar a oferta, em vez disso, pedindo ao governo a concessão de sua libertação incondicional e a de outros cinco padres presos.

Ele também está exigindo que o governo nicaraguense descongele as contas bancárias das dioceses católicas romanas e interrompa o direcionamento a grupos religiosos e líderes.

Sua prisão coincide com a imposição relatada de um novo imposto sobre propriedades católicas romanas e protestantes em todo o país. Paróquias estão supostamente sendo ameaçadas de confisco se não pagarem o imposto.

A chefe de advocacia da CSW, Anna Lee Stangl, disse: “O governo nicaraguense deve cumprir a ordem da Corte Interamericana de Direitos Humanos para liberar o bispo Rolando Álvarez Lagos. Além disso, ele deve ter sua cidadania e direitos restaurados e ser permitido a permanecer em seu próprio país, se assim desejar.

“Nos unimos a ele nos apelos pela libertação dos outros cinco padres católicos romanos atualmente presos, pelo descongelamento das contas bancárias de todos os grupos religiosos e pelo governo cessar o assédio a grupos religiosos e seus líderes.

“A CSW insta a comunidade internacional a fazer significativamente mais para responsabilizar o presidente Ortega e seu regime pela deterioração da situação dos direitos humanos na Nicarágua”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

temperos,-plantas-e-flores-sao-vendidas-em-latinhas-em-bancas-abandonadas-e-ajudam-dezenas-de-criancas-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Temperos, plantas e flores são vendidas em latinhas em bancas abandonadas e ajudam dezenas de crianças no litoral de SP

Segundo Flavio Darin, a ideia surgiu do lado afetivo que ele carrega desde quando era criança. O empresário, de 42 anos, nasceu no interior de São Paulo e, desde pequeno teve contato com a natureza. Na adolescência, ele se mudou para Santos e trouxe na bagagem sementinhas. Com o tempo, Darin começou a dividir o contato com a natureza com os dois filhos. "Eles brincavam com a terra, plantavam em […]

today16 de julho de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%